O sistema Toyota Safety Sense consiste dos seguintes sistemas de assistência à condução e contribui para uma experiência de condução segura e confortável.
PCS (Sistema de Segurança Pré-colisão)
LDA (Aviso de Saída de Faixa de Rodagem)
Luz Automática de Máximos
RSA (Reconhecimento de Sinais de Trânsito)
AVISO
Toyota Safety Sense
O Toyota Safety Sense foi concebido para funcionar de modo a assumir que o condutor irá conduzir de forma segura e ajuda a reduzir o impacto dos ocupantes e do veículo na eventualidade de uma colisão ou auxiliar o condutor em condições normais de condução.
Visto que existe um limite para o grau da precisão do reconhecimento e controlo do desempenho que este sistema pode fornecer, não confie plenamente neste sistema. O condutor deve sempre ter atenção aos veículos à volta e conduzir de uma forma segura.
Gravações de dados do veículo
O sistema de segurança pré-colisão está equipado com um sofisticado computador que irá gravar alguns dados, tais como:
Utilização dos dados
A Toyota pode utilizar os dados gravados nestes computadores para diagnosticar avarias, realizar pesquisa e desenvolvimento e melhorar a qualidade.
A Toyota não divulgará os dados gravados a terceiros, exceto:
Sensor da frente
O sensor da frente está localizado na parte superior do para-brisas.
Consiste em 2 tipos de sensores, cada um deles detetando a informação necessária para operar os sistemas de assistência à condução.
AVISO
Sensor da frente
O sensor da frente utiliza lasers para detetar veículos à frente do seu veículo.
O sensor da frente é classificado como produto laser classe 1M, de acordo com a norma IEC 60825-1. Em condições de utilização normal, estes lasers não são prejudiciais a olho nu. No entanto, é necessário observar as seguintes precauções.
Não o fazer pode resultar em perda de visão ou deficiência visual grave.
Etiqueta de classificação do laser
Etiqueta explicativa do laser
Dados de emissão de laser
Valor médio da potência máxima: 45 mW
Duração do impulso: 33 ns
Comprimento de onda: 905 nm
Divergência (horizontal x vertical): 28º x 12º
AVISO
Para evitar uma avaria no sensor da frente
Cumpra com as seguintes medidas de precaução: Caso contrário, o sensor da frente não funcionará devidamente, podendo levar a um acidente resultando em morte ou ferimentos graves.
Se a parte interior do para-brisas à frente do sensor da frente estiver suja, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
A: A partir do topo do para-brisas até aproximadamente 10 cm abaixo da parte inferior do sensor da frente B: Aproximadamente 20 cm (Aproximadamente 10 cm à direita e à esquerda do centro do sensor da frente)
A: Aproximadamente 10 cm (A partir da parte inferior do sensor da frente) B: Aproximadamente 20 cm (Aproximadamente 10 cm à direita e à esquerda do centro do sensor da frente)
Se houver uma grande diferença de temperatura entre o interior e exterior do veículo, como no inverno, o para-brisas pode facilmente embaciar. Se a parte do para-brisas em frente ao sensor da frente estiver embaciada ou coberta com condensação ou gelo, a luz de aviso do PCS pode piscar e o sistema pode ficar temporariamente desativado. Nesta situação, utilize os desembaciadores do para-brisas para remover o embaciamento,
Se as gotas de água não forem devidamente removidas, o desempenho do sensor da frente pode ser diminuído.
Se as escovas ou as escovas com borrachas necessitarem ser substituídas, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Se necessitar substituir o para-brisas, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Quando limpar o lado interior do para-brisas, não permita o contacto do produto de limpeza de vidros com a lente. Além disso, não toque na lente.
Se a lente se sujar ou ficar danificada, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.