O sistema de segurança pré-colisão usa o sensor da frente para detetar veículos na frente do seu veículo. Quando o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é elevada, o aviso de pré-colisão insta o condutor a tomar uma ação evasiva e a pressão potencial do travão é aumentada para ajudar o condutor a evitar a colisão. Se o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é extremamente elevada, os travões são aplicados automaticamente para ajudar a evitar a colisão ou ajudar a reduzir o impacto para os ocupantes do veículo e o veículo na colisão.
O sistema pode ser ativado/desativado e o momento do aviso do sistema pré-colisão pode ser alterado.
Aviso de pré-colisão
Quando o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é elevada, soa um sinal sonoro e é exibida uma mensagem no mostrador de informações múltiplas para instar o condutor a tomar uma ação evasiva.
Assistência à travagem pré-colisão
Quando o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é elevada, o sistema aplica uma força superior aos travões em relação à força com que o pedal do travão é pressionado.
Travagem pré-colisão
Quando o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é elevada, o sistema avisa o condutor. Se o sistema determina que a possibilidade de uma colisão é extremamente elevada, os travões são aplicados automaticamente para ajudar a evitar a colisão ou reduzir a velocidade da colisão.
AVISO
Limitações do sistema de segurança pré-colisão
O condutor é o único responsável pela condução segura. Conduza sempre com segurança, observando a área em redor.
Não utilize, em circunstância alguma, o sistema de segurança pré-colisão em vez das normais operações de travagem. Este sistema não impede colisões nem diminui danos ou lesões em qualquer situação. Não dependa excessivamente deste sistema. Fazê-lo pode provocar um acidente, resultando em morte ou ferimentos graves.
Embora este sistema seja concebido para ajudar a evitar e reduzir o impacto de uma colisão, a sua eficácia pode mudar de acordo com várias condições. Assim, o sistema não pode fornecer sempre o mesmo nível de desempenho.
Leia atentamente as seguintes condições. Não dependa excessivamente deste sistema e pratique uma condução defensiva.
Não tente testar o funcionamento do sistema de segurança pré-colisão, pois este pode não funcionar devidamente, podendo causar um acidente.
Travagem pré-colisão
AVISO
Enquanto conduz, como quando passar por passagens de nível, o sistema pode determinar que é elevada a possibilidade de colisão com um objeto, tal como quando passar por uma cancela de uma passagem de nível, e ativar a função de travagem pré-colisão.
Para deslocar o veículo numa situação de emergência, caso o sistema ative numa passagem de nível, efetue os seguintes procedimentos e depois tome as devidas medidas para garantir a sua segurança.
Quando desativar o sistema de segurança pré-colisão
Nas seguintes situações, desative o sistema, pois o sistema pode não funcionar devidamente, podendo provocar um acidente resultando em morte ou ferimentos graves:
Alterar o sistema de segurança pré-colisão
Ativar/desativar o sistema de segurança pré-colisão
Prima o interruptor PCS durante 3 segundos ou mais.
A luz de aviso do PCS acende e é exibida uma mensagem no mostrador de informações múltiplas.
Para ativar o sistema volte a premir o interruptor PCS.
O sistema é ativado cada vez que o interruptor do motor é ligado.
Alterar o momento de aviso de pré-colisão
Pressione o interruptor do PCS para exibir no mostrador de informações múltiplas o tempo atual de aviso. De cada vez que o interruptor do PCS for pressionado com o tempo de aviso exibido, o tempo de aviso será alterado conforme se segue: Se a configuração do tempo de aviso foi alterada, a configuração será mantida da próxima vez que colocar o motor em funcionamento.
O aviso irá iniciar depois do tempo predefinido.
Condições de funcionamento
O sistema de segurança pré-colisão é ativado e determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo (exceto motociclos e bicicletas) é elevada.
Cada função fica operacional nas seguintes velocidades:
Aviso pré-colisão:
Assistência à travagem pré-colisão:
Travagem pré-colisão:
Cancelamento da travagem pré-colisão
Se qualquer uma das seguintes situações ocorrer durante o funcionamento da função de travagem pré-colisão, esta será cancelada:
Se o veículo for parado pela operação da função de travagem pré-colisão, a operação da função de travagem pré-colisão será cancelada, depois do veículo ter sido parado durante 2 segundos aproximadamente.
Condições perante as quais o sistema pode funcionar, mesmo que não haja possibilidade de colisão
Nas situações seguintes, o sensor pode determinar que existe a possibilidade de colisão frontal e ativar.
Situações nas quais o sistema pode não funcionar corretamente
Nos seguintes casos, o veículo pode não ser detetado pelo sensor da frente, fazendo com que o sistema não funcione corretamente:
Em algumas situações tais como as seguintes, a força de travagem suficiente pode não ser obtida, fazendo com que o sistema não funcione corretamente:
Se a luz de aviso PCS começar a piscar e for exibida uma mensagem de aviso no mostrador de informações múltiplas
O sistema de segurança pré-colisão pode estar temporariamente indisponível ou pode haver uma avaria no sistema
Nas seguintes situações, a luz de aviso apaga-se e o sistema voltará a estar operacional quando voltar à condição de funcionamento normal:
Se a luz de aviso do PCS continuar a piscar ou a mensagem de aviso não desaparecer, o sistema pode estar avariado. Leve o veículo para inspeção a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou a outro profissional devidamente qualificado e equipado imediatamente.
Se o VSC estiver desativado
Contudo, a função de aviso de pré-colisão continua a funcionar.