Introdução ao tema
Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:
O desgaste dos travões depende das condições de utilização e do estilo de condução. Nas condições difíceis (p.ex., trânsito urbano, estilo de condução desportiva) deve mandar verificar o estado dos travões também entre os intervalos de serviço por uma oficina especializada.
Os travões podem reagir com algum atraso, devido à presença de humidade nos discos que, no Inverno, também podem congelar, ou devido à acumulação de sal nos mesmos. Limpar e secar os travões travando várias vezes.
Longos períodos de imobilização do veículo e uma fraca quilometragem favorecem a corrosão dos discos de travão e a sujidade das pastilhas. Os travões devem ser limpos travando várias as vezes.
Antes de percorrer uma longa distância com forte declive, reduzir a velocidade e mudar para a próxima marcha mais baixa. Deste modo, beneficiará do efeito de travagem do motor e solicitará menos os travões. Mas se deve travar adicionalmente, isso deve ser efetuado em intervalos.
Indicador da travagem de emergência - se efetuar uma travagem a fundo, as luzes do travão podem piscar automaticamente para avisar o trânsito circulante.
Novos calços do travão têm de ser primeiro "rodados", porque estes inicialmente não fornecem o melhor efeito de travagem. Por essa razão, deve conduzir com particular cuidado durante os primeiros 200 km.
Um nível do líquido do travão muito baixo pode causar falhas no sistema de travagem, no painel de instrumentos acende a luz de controlo , Sistema de travagem. Se a luz de controlo não acender e se detetar uma distância de paragem prolongado, então deve adaptar a condução às causa de erro desconhecida e à travagem limitada - consultar imediatamente a ajuda de uma oficina especializada.
O servofreio multiplica a pressão gerada quando o condutor carrega no pedal do travão. O servofreio só funciona se o motor estiver a trabalhar.
ATENÇÃO
|