O Sistema de Controlo das Luzes de Máximos (HBC) determina as condições em frente ao veículo, de noite, utilizando a Câmara de Deteção Dianteira (FSC) para comutar automaticamente os faróis entre as luzes de máximos e luzes de médios.
Consulte Luzes Avisadoras/Indicadoras.
Durante a condução do veículo a uma velocidade igual ou superior a 30 km/h, os faróis são comutados para luzes de máximos quando não existem veículos em frente ou em aproximação no sentido contrário.
O sistema comuta os faróis para as luzes de médios quando ocorre o seguinte:
- Quando o sistema deteta um veículo ou as luzes dos faróis de um veículo em aproximação no sentido contrário.
- Quando o veículo é conduzido em estradas com uma linha contínua de candeeiros de iluminação pública ou em estradas de cidade com boa iluminação.
- Quando o veículo é conduzido a uma velocidade inferior a 20 km/h.
A luz avisadora acende se o sistema estiver avariado.
Consulte Luzes Avisadoras/Indicadoras
CUIDADO
- Não ajuste a altura do veículo, não modifique os faróis, nem desmonte a câmara, caso contrário o sistema não funcionará normalmente.
- Não confie excessivamente no Sistema de Controlo das Luzes de Máximos (HBC) e conduza o veículo prestando a devida atenção à segurança. Comute os faróis entre máximos e médios manualmente, se necessário.
NOTA
O tempo em que o sistema comuta os faróis , sofre alterações mediante as seguintes condições. Se o sistema não comutar os faróis de forma apropriada, comute manualmente entre as luzes de máximos e médios de acordo com a visibilidade, condições da estrada e de tráfego.
- Quando existirem fontes de luz na área circundante tais como candeeiros de iluminação pública, quadros de informação luminosos e sinais de tráfego.
- Quando existirem objetos refletores, na área circundante, tais como placas e sinais refletores.
- Quando a visibilidade for reduzida em condições de chuva, neve e nevoeiro.
- Quando conduzir em estradas com curvas apertadas ou ondulações.
- Quando os faróis/farolins traseiros dos veículos que se encontram à sua frente ou na faixa adjacente possuem uma iluminação fraca ou ausência da mesma.
- Quando existir escuridão suficiente como, por exemplo, ao anoitecer ou à sombra.
- Quando o compartimento de bagagens está carregado com objetos pesados ou quando os bancos traseiros estão ocupados.
- Quando a visibilidade é reduzida, devido à presença de um veículo que se encontra à sua frente a salpicar água dos pneus para o seu para-brisas.
Para Operar o Sistema
O Sistema de Controlo das Luzes de Máximos (HBC) opera para comutar os faróis automaticamente entre luzes de máximos e luzes de médios, após a ignição ser colocada na posição ON e o interruptor dos faróis na posição AUTO e em luzes de máximos.
O Sistema de Controlo das Luzes de Máximos (HBC) determina se é de noite com base na intensidade de iluminação da área circundante. Ao mesmo tempo, a luz indicadora do Sistema de Controlo das Luzes de Máximos (HBC) (verde) no painel de instrumentos liga.
NOTA
- Quando a velocidade do veículo é igual ou superior a 30 km/h, os faróis são comutados automaticamente para luzes de máximos quando não existem veículos em frente ou em aproximação no sentido contrário.
Quando a velocidade do veículo for inferior a 20 km/h, o Sistema de Controlo das Luzes de Máximos (HBC) comuta os faróis para as luzes de médios.
- As luzes de médios poderão não comutar para as luzes de máximos quando o veículo percorre uma curva.
- A operação da função do Sistema de Controlo das Luzes de Máximos (HBC) pode ser desativada. Consulte Características de Personalização
Comutação Manual
Comutação para luzes de médios
Coloque a alavanca de velocidades na posição de luzes de médios.
A luz indicadora (verde) do Sistema de Controlo das Luzes de Máximos (HBC) desliga.
Comutação para luzes de máximos
Rode o interruptor dos faróis para a posição .
A luz indicadora (verde) do Sistema de Controlo das Luzes de Máximos (HBC) desliga e o ícone é ligado.