Se o motor não entrar em funcionamento, mesmo que tenham sido seguidos os procedimentos corretos de arranque considere cada um dos seguintes pontos:
O motor não entra em funcionamento mesmo quando o motor de arranque funciona normalmente.
Um dos seguintes pode ser a causa do problema.
O motor de arranque entra em funcionamento devagar, as luzes interiores e os faróis estão escurecidos, ou a buzina não toca ou toca muito baixo.
Um dos seguintes pode ser a causa do problema.
O motor de arranque não entra em funcionamento (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque)
O sistema de arranque do motor pode estar avariado devido a um problema elétrico, tal como um circuito aberto ou um fusível fundido.
Contudo, existe uma medida provisória para colocar o motor em funcionamento.
O motor de arranque não entra em funcionamento, as luzes interiores e os faróis não acendem ou a buzina não toca.
Um dos seguintes pode ser a causa do problema:
Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado, se o problema não puder ser reparado ou se desconhece os procedimentos de reparação.
Função de arranque de emergência (veículos com caixa de velocidades Multidrive com sistema de chave inteligente para entrada e arranque)
Quando o motor não entra em funcionamento, pode utilizar-se os seguintes passos como medida provisória para colocar o motor em funcionamento, caso o interruptor do motor esteja a funcionar normalmente:
Mesmo que consiga pôr o motor em funcionamento usando os passos acima descritos, o sistema pode estar avariado. Leve o veículo para ser verificado num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional devidamente qualificado e equipado.
Se a alavanca de velocidades não sair da posição P
Para veículos com caixa de velocidades Multidrive: Se não puder engrenar a alavanca de velocidades com o pedal do travão pressionado, pode existir um problema no sistema de bloqueio da alavanca (um sistema que evita o funcionamento acidental da alavanca de velocidades). Mande inspecionar de imediato o veículo num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional devidamente qualificado e equipado.
Os passos que se seguem podem ser utilizados como medida de emergência para garantir que a alavanca possa ser engrenada.
A alavanca de velocidades pode ser engrenada enquanto a tecla estiver pressionada.