Os valores a seguir indicam a capacidade aproximada. As capacidades reais de reabastecimento podem ser um pouco diferente do indicado. Ao reabastecer, observe o procedimento descrito na seção “Manutenção e faça você mesmo” bem como os procedimentos de abastecimento para determinar a capacidade correta.
Recomendação e capacidades de combustível e lubrificantes (continuação)
*1: Para maiores detalhes, veja “Número de viscosidade SAE recomendada” nesta seção.
*2: Use apenas o Líquido de Arrefecimento de Motor Genuíno NISSAN ou equivalente em qualidade, para evitar a corrosão dos componentes de alumínio do sistema de arrefecimento do motor causado pelo uso de líquido de arrefecimento não genuíno.
Observe que quaisquer reparos executados no sistema de arrefecimento, decorrentes do uso de líquido não genuíno, não serão cobertos pela Garantia NISSAN, mesmo dentro do período de validade da garantia.
*3: Utilize apenas fluido NISSAN CVT NS-3. Utilizar outro fluido que não seja o Genuíno NISSAN CVT NS-3, irá provocar danos à transmissão CVT o que não estará coberto pela garantia.
*4: O uso de fluido de direção assistida que não seja E-PSF Genuíno NISSAN não deixará que o sistema de direção assistida opere adequadamente.
*5: Para maiores detalhes, veja na seção “Fluido refrigerante do sistema do ar-condicionado”.
*6: Para maiores detalhes, consulte “Óleo do motor” na seção “Manutenção e faça você mesmo” deste manual.
*7: Consulte sua concessionária NISSAN para serviço.
Informações aos postos de abastecimento
Tanque de combustível
Utilize somente gasolina com teor de etanol e octanagem conforme a legislação vigente no Brasil.
É proibida a comercialização de combustível com chumbo no Brasil, sua utilização compromete o motor e o catalisador.
Quando for abastecer fora do território nacional: a) certifique-se da não presença de chumbo no combustível b) certifique-se de que o combustível não tem octanagem inferior ao estipulado pela legislação brasileira.
Aditivos de combustível
A NISSAN não recomenda o uso de qualquer tipo de aditivo no combustível (por exemplo, solução limpadora do sistema de injeção, booster de octanagem, detergente para as válvulas de admissão, etc.) que são vendidos comercialmente. Muitos desses aditivos destinados à resina, verniz ou remoção de depósitos contêm solventes ativos ou ingredientes similares que podem ser prejudiciais ao sistema de combustível e ao motor.
Dicas quanto à octanagem
Utilizar gasolina com octanagem abaixo do recomendado poderá causar acentuado “batimento do motor”. (Esse “batimento” é um ruído semelhante ao bater em um metal.). Caso se torne severo, isso poderá causar danos ao motor. Caso detecte um batimento de motor severo, mesmo ao utilizar gasolina com a octanagem recomendada, ou ouça o batimento ao manter uma velocidade constante em ruas niveladas, peça a correção do problema em uma concessionária NISSAN. Caso estas instruções não sejam observadas, a NISSAN não se responsabilizará pelos danos advindos ao mau uso do veículo.
O ponto inadequado de ignição poderá resultar no batimento do motor, em pósqueima e/ ou superaquecimento, o que poderá causar consumo excessivo de combustível ou danos ao motor. Caso sejam detectados alguns dos sintomas acima, encaminhe o seu veículo para inspeção em uma concessionária NISSAN.
No entanto, algumas vezes você poderá perceber o batimento do motor durante a aceleração ou ao dirigir em aclives. Isto não é uma causa para conserto, se você colocar combustível de boa qualidade quando houver uma leve batida do motor por um curto período de tempo sob certa carga no motor.
Número de viscosidade SAE
O óleo recomendado é 5W-30. De preferência, use 5W-30. Caso não esteja disponível, selecione a viscosidade na tabela que seja adequada para a faixa de temperatura externa.
Recomendações de lubrificante e fluido refrigerante do sistema de ar-condicionado
O sistema de ar-condicionado do seu veículo NISSAN deverá ser obrigatoriamente carregado com o fluido refrigerante HFC-134a (R-134a) e o óleo Tipos S do sistema do A/C NISSAN ou equivalente.
CUIDADO O uso de qualquer outro refrigerante ou lubrificante poderá danificar o sistema de ar-condicionado e implicará na substituição de todos os componentes do sistema de ar-condicionado. |
O fluido refrigerante HFC-134a (R-134a) de seu veículo NISSAN não prejudica a camada de ozônio. Apesar desse fluido refrigerante não afetar a atmosfera terrestre, certos regulamentos governamentais exigem que qualquer fluido refrigerante seja recuperado e reciclado durante a manutenção do sistema de ar-condicionado automotivo. Uma concessionária autorizada NISSAN tem técnicos treinados e os equipamentos necessários para recuperar e reciclar o fluido refrigerante do seu sistema de ar-condicionado.
Procure sua concessionária NISSAN para os serviços de manutenção de seu sistema de ar-condicionado.
Especificações
Motor
Rodas e pneus
Dimensões e pesos
Ao viajar ou registrar o veículo em outro país
Quando você estiver planejando viajar com o seu veículo NISSAN para outro país, primeiramente verifique se o combustível existente é adequado ao motor do seu veículo.
O uso de um combustível com octanagem baixa demais pode causar danos ao motor.
Todos os veículos a gasolina devem ser operados com gasolina sem chumbo.
Portanto, evite levar o seu veículo a áreas onde o combustível apropriado não esteja disponível.
Ao transferir o registro de seu veículo para outro país, em alguns casos poderá ser necessário modificar o veículo para atender às leis e regulamentações locais.
As leis e os regulamentos para o controle de emissão do motor do veículo e os padrões de segurança variam de acordo com o país ou, eventualmente, localidade em que as especificações do veículo possam diferir das regras locais.
Quando um veículo tiver de ser levado para outro país, as suas modificações, transporte e registro serão de responsabilidade do usuário. A NISSAN não é responsável por qualquer inconveniência que ocorrer.