Substitua ou cruze os pneus de acordo com o plano de manutenção e os indicadores de desgaste.
Verificação dos pneus
Verifique se os indicadores de desgaste são visíveis nos pneus. Verifique também se existe desgaste irregular dos pneus, tal como o desgaste excessivo de um lado do piso.
Verifique o estado e a pressão do pneu de reserva, caso este não tenha sido cruzado.
A localização dos indicadores de desgaste do piso é assinalada pelas marcas "TWI" ou" " etc., moldadas na superfície lateral de cada pneu.
Substitua os pneus se os indicadores de desgaste forem visíveis nos pneus.
Cruzamento dos pneus
Com pneu de reserva convencional (veículos sem sistema de aviso da pressão dos pneus)
Cruze os pneus pela ordem a seguir apresentada.
Para equilibrar o desgaste dos pneus e ajudar a prolongar o tempo de vida útil do pneu, a Toyota recomenda que o cruzamento de pneus seja realizado a cada 10000 km, aproximadamente.
Com pneu de reserva convencional (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus), pneu de reserva compacto ou kit de emergência para reparação de um furo
Cruze os pneus pela ordem a seguir apresentada.
Para equilibrar o desgaste dos pneus e ajudar a prolongar o tempo de vida útil do pneu, a Toyota recomenda que o cruzamento de pneus seja realizado a cada 10000 km, aproximadamente.
Veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus: Não se esqueça de inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus após o seu cruzamento.
Sistema de aviso de pressão dos pneus (se equipado)
O seu veículo está equipado com um sistema de aviso de pressão dos pneus, que utiliza válvulas de aviso da pressão do pneu e transmissores, para detetar a pressão baixa do pneu antes que surjam problemas graves.
Se a pressão do pneu baixar para além de um nível predeterminado, o condutor é alertado por uma luz de aviso.
Instalar válvulas de aviso da pressão dos pneus e transmissores
Quando substituir pneus ou jantes, também devem ser instaladas válvulas de aviso da pressão dos pneus e transmissores.
Quando são instaladas válvulas de aviso de pressão dos pneus e transmissores novos, os novos códigos ID têm de ser registados no computador de aviso de pressão dos pneus e o sistema de aviso de pressão dos pneus tem de ser inicializado.
Os códigos ID das válvulas de aviso de pressão dos pneus e dos transmissores têm de ser registados por um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou por outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus
O sistema de aviso da pressão dos pneus tem de ser inicializado nas seguintes circunstâncias:
Quando o sistema de aviso da pressão dos pneus é inicializado, a atual pressão dos pneus é definida como a pressão de referência.
Como inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus
A inicialização não pode ser feita com o veículo em movimento.
Certifique-se que ajusta a pressão do pneu para o nível de pressão especificado para pneus a frio. O sistema de aviso de pressão dos pneus vai funcionar tendo por base este nível de pressão.
Prima e mantenha o interruptor "DISP" para introduzir o modo de ajuste.
Prima e mantenha o interruptor "DISP" para exibir o menu.
Veículos com mostrador a cores
Se a inicialização ficar concluída, a luz de aviso da pressão dos pneus pisca 3 vezes.
Registar os códigos ID
A válvula de aviso da pressão dos pneus e o transmissor estão equipados com um código ID que é único. Quando substituir uma válvula de aviso da pressão e transmissor, é necessário registar o código ID. O código ID tem de ser registado por um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou por outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Selecionar o conjunto de pneus
O seu veículo está equipado com um sistema de aviso da pressão dos pneus com a função de ter códigos de ID registados para um segundo conjunto de pneus, por exemplo um conjunto de inverno, por qualquer concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Após o registo de um segundo conjunto de pneus, qualquer um destes conjuntos de pneus pode ser selecionado, para utilização com o sistema de aviso da pressão dos pneus.
Condições de funcionamento da função
Como alterar entre conjuntos de pneus
Prima e mantenha o interruptor "DISP" para introduzir o modo de ajuste.
Prima e mantenha o interruptor "DISP" para exibir o menu.
RODAS).
Veículos com mostrador a cores
Se a operação ficar concluída, a luz de aviso da pressão dos pneus pisca 3 vezes.
Quando substituir os pneus do seu veículo
Os pneus devem ser substituídos se:
Se não tiver a certeza, consulte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Substituir pneus e jantes (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)
Se o código ID da válvula de aviso da pressão e transmissor não estiver registado, o sistema de aviso de pressão dos pneus não funciona corretamente.
Após uma condução de, aproximadamente, 10 minutos, a luz de aviso da pressão dos pneus pisca durante 1 minuto e permanece acesa para indicar uma avaria no sistema.
Tempo de vida do pneu
Qualquer pneu com mais de 6 anos deve ser verificado por um técnico qualificado mesmo que raramente ou nunca tenha sido utilizado, ou os danos não sejam óbvios.
Verificações periódicas da pressão de enchimento dos pneus (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)
O sistema de aviso da pressão dos pneus não substitui verificações periódicas da pressão dos pneus. Certifique-se que verifica a pressão dos pneus como parte da sua rotina diária de verificação do veículo.
Se houver um desgaste superior a 4 mm ou mais nos pneus de neve
Os pneus, como pneus de neve, perdem a sua eficácia.
Situações nas quais o sistema de aviso de pressão dos pneus pode não funcionar corretamente
Nos seguintes casos, o sistema de aviso de pressão dos pneus pode não funcionar corretamente.
O desempenho pode ser afetado nas seguintes situações.
Quando o veículo está estacionado, o tempo necessário para que o aviso inicie ou desligue pode ser alargado.
Quando a pressão dos pneus baixar rapidamente, por exemplo, quando um pneu rebentou, o aviso pode não funcionar.
A operação de inicialização (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)
Certifique-se que faz a inicialização depois de ajustar a pressão dos pneus.
Certifique-se também que os pneus estão frios antes de fazer a inicialização ou ajuste da pressão dos pneus.
Se acidentalmente tiver colocado o interruptor do motor na posição "LOCK" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou se o tiver desligado (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque) durante a inicialização, não é necessário reiniciar a inicialização de novo, uma vez que a inicialização recomeça automaticamente da próxima vez que colocar o interruptor do motor na posição "ON" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou no modo IGNITION ON (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque).
Se acidentalmente iniciar a inicialização quando esta não for necessária, ajuste a pressão dos pneus para o nível especificado quando os pneus estiverem frios e realize novamente a inicialização.
Desempenho do aviso do sistema de aviso da pressão dos pneus (se equipado)
O aviso do sistema de aviso da pressão dos pneus muda de acordo com as condições nas quais foi inicializado. Por esta razão, o sistema pode dar um aviso mesmo que a pressão dos pneus não tenha atingido um nível suficientemente baixo, ou se a pressão estiver mais elevada do que a pressão para a qual foi ajustada, quando o sistema foi inicializado.
Quando a inicialização do sistema de aviso da pressão dos pneus falhou (se equipado)
A inicialização pode ser concluída em poucos minutos. Contudo, nos casos que se seguem, as configurações não foram gravadas e o sistema não vai funcionar corretamente. Se tiverem sido feitas várias tentativas falhadas para gravar as configurações da pressão dos pneus, leve o seu veículo a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Pneus de baixo perfil (pneus 225/45R18)
Geralmente, os pneus de baixo perfil desgastam-se mais rapidamente e o seu desempenho é mais reduzido em estradas com gelo e/ou neve quando comparados com os pneus convencionais. Utilize pneus de neve ou correntes nos pneus em estradas com gelo e/ou neve e conduza cuidadosamente a uma velocidade adequada ao tipo de estrada e às condições atmosféricas.
Certificação para o sistema de aviso da pressão dos pneus
AVISO
Quando verificar ou substituir os pneus
Observe as seguintes precauções para evitar acidentes.
Não o fazer pode provocar danos nos órgãos da transmissão, bem como características perigosas de manuseamento, o que poderá levar a um acidente resultando em morte ou ferimentos graves.
Não misture também pneus com níveis de desgaste claramente diferentes.
Não utilize pneus quando não tiver a certeza de como foram usados anteriormente.
Quando inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus (se equipado)
Não inicialize a pressão dos pneus sem antes ter ajustado a pressão dos pneus para o nível especificado. De outro modo, a luz de aviso da pressão dos pneus pode não acender mesmo que a pressão dos pneus esteja baixa ou pode acender quando a pressão dos pneus, na realidade, está normal.
ATENÇÃO
Reparar ou substituir pneus, jantes, válvulas de aviso da pressão dos pneus, transmissores e tampas das válvulas dos pneus (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)
Para evitar danos nas válvulas de aviso da pressão dos pneus e nos transmissores (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)
Quando um pneu é reparado com vedantes líquidos, a válvula de aviso da pressão dos pneus e o transmissor podem não funcionar corretamente. Se tiver utilizado um vedante líquido contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado ou outra oficina qualificada o mais rapidamente possível.
Após a utilização de vedantes líquidos, certifique-se que substitui a válvula de aviso da pressão dos pneus e o transmissor quando substituir o pneu
Condução em estradas irregulares
Tenha o devido cuidado quando circular em estradas com superfícies irregulares ou esburacadas. Estas condições poderão provocar perdas de ar nos pneus, reduzindo a capacidade de amortecimento dos mesmos. Consequentemente, a condução neste tipo de estradas pode causar danos nos próprios pneus, assim como nas jantes e carroçaria do veículo.
Pneus de baixo perfil (pneus 225/45R18)
Os pneus de baixo perfil podem provocar maiores danos do que o normal, na jante, quando suportam o impacto da superfície da estrada. Por esse motivo, preste atenção ao seguinte:
Não o fazer pode provocar graves danos no pneu e na jante.
Se a pressão de enchimento de um pneu baixar durante a condução
Não continue a conduzir, caso contrário os pneus e/ou as jantes podem ficar com danos irreparáveis.
Pressão dos pneus
Certifique-se que mantém a correta pressão dos pneus. Deve verificar a pressão dos pneus, pelo menos, uma vez por mês.
Contudo, a Toyota recomenda que a pressão dos pneus seja verificada de duas em duas semanas.
Efeitos de uma pressão dos pneus incorreta
Conduzir com uma pressão dos pneus incorreta pode resultar no seguinte:
Se um pneu necessitar de ser atestado frequentemente, mande-o verificar num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado
Instruções para verificar a pressão de enchimento dos pneus
Quando verificar a pressão de enchimento dos pneus, observe o seguinte:
Se o seu veículo esteve estacionado durante pelo menos 3 horas e não circulou mais do que 1,5 km desde então, obterá uma leitura correta da pressão dos pneus.
É difícil avaliar se um pneu tem a pressão correta com base apenas no seu aspeto.
AVISO
A pressão adequada dos pneus é fundamental para um melhor desempenho
Mantenha os pneus com a pressão correta.
Caso contrário, podem ocorrer as seguintes condições e resultar em acidente que pode provocar morte ou ferimentos graves:
ATENÇÃO
Quando inspecionar e ajustar a pressão de enchimento dos pneus
Certifique-se que volta a instalar as tampas das válvulas.
Se a tampa da válvula não for instalada, sujidade ou humidade podem entrar na válvula e provocar uma fuga de ar, resultando no decréscimo da pressão do pneu.