O modo direto pode ser utilizado para efetuar passagens de velocidades temporariamente através da operação dos comandos da caixa de velocidades no volante, durante a condução do veículo com a alavanca de velocidades na gama D.
Em modo direto, as luzes indicadoras D e M ligam, assim como a luz indicadora de velocidade selecionada.
O modo direto é desativado (liberto) nas seguintes condições.
- O comando UP ( ) é puxado para trás por um determinado período de tempo ou mais.
- O veículo é conduzido durante um certo tempo (o tempo varia consoante as condições de condução durante o funcionamento).
- O veículo está parado ou em movimento a baixa velocidade.
NOTA
Poderá ser impossível efetuar passagens para velocidades superiores ou inferiores consoante a velocidade do veículo. Adicionalmente, como o modo direto é desativado (libertado) consoante a aceleração ou se o acelerador estiver pressionado totalmente, recomenda-se a utilização do modo engrenamento manual se necessitar de conduzir o veículo com a caixa numa velocidade específica durante um longo período de tempo.
Sugestões de Condução
AVISO
Não deixe o veículo deslocar-se na direção oposta à direção selecionada pela alavanca de velocidades:
Não deixe o veículo deslocar-se para trás com a alavanca de velocidades numa posição para a frente, ou não deixe o veículo deslocar-se para a frente com a alavanca de velocidades na posição de marcha-atrás. Caso contrário, o motor será desligado, causando perda de potência nos travões e na direção assistida, dificultando o controlo do veículo podendo resultar num acidente.
Ultrapassagem
Para conseguir mais potência para ultrapassar um veículo ou efetuar uma subida íngreme, pressione totalmente o acelerador. A caixa de velocidades passará automaticamente para uma velocidade inferior, consoante a velocidade do veículo.
NOTA
- O pedal do acelerador poderá inicialmente oferecer uma certa resistência ao ser pressionado, posteriormente a resistência diminui à medida que vai sendo ainda mais pressionado. Esta alteração na força do pedal, ajuda o sistema de controlo do motor na avaliação da posição do pedal do acelerador em todo o seu curso, para efetuar uma passagem para uma mudança inferior, além da avaliação se a passagem deve ser ou não efetuada.
- Enquanto a alavanca das velocidades estiver na posição M e o DSC estiver desligado, o modo de engrenamento manual não passa para modo de engrenamento automático, mesmo que o pedal do acelerador seja totalmente pressionado. Opere a alavanca de velocidades.
Arranque em subida íngreme
Para efetuar uma subida a partir da posição de repouso:
1. Pressione o pedal dos travões.
2. Selecione D ou M1 dependendo do peso da carga e da inclinação do local.
3. Liberte o pedal dos travões acelerando gradualmente ao mesmo tempo.
Efetuar descidas íngremes
Quando efetuar uma descida íngreme, efetue uma passagem de caixa para uma velocidade mais baixa, consoante o peso da carga e a inclinação do local. Desça lentamente, utilizando os travões apenas ocasionalmente de forma a evitar o sobreaquecimento dos mesmos.