Durante a operação normal do veículo no dia a dia, a manutenção geral deve ser feita regularmente em conformidade com esta seção. Caso você perceba quaisquer ruídos, vibrações ou odores incomuns, verifique a causa ou procure uma concessionária NISSAN para verificá-la imediatamente. Além disto, você deve notificar uma concessionária NISSAN, se achar necessário efetuar reparos.
Ao executar quaisquer verificações ou serviços de manutenção, observe atentamente as “Precauções na manutenção” mais adiante nesta seção.
EXPLICAÇÃO DOS ITENS DE MANUTENÇÃO GERAL
Informações adicionais sobre os itens a seguir com “*” são encontradas mais adiante nesta seção.
Parte externa do veículo
Os itens de manutenção relacionados aqui devem ser executados regularmente, exceto se especificado de outra maneira.
Portas e capô do motor Verifique se as portas e o capô do motor estão funcionando adequadamente assim como, a tampa e a trava do porta-malas. Além disso, certifique-se de que todas as travas estejam funcionando corretamente. Lubrifique as dobradiças, travas, pinos de travas, roletes e conexões, conforme necessário
Certifique-se de que a trava secundária impeça a abertura do capô do motor quando a trava primária for liberada.
Ao conduzir o veículo em áreas com sal nas estradas ou outros materiais corrosivos, verifique a lubrificação com frequência.
Luzes* Limpe os faróis regularmente.
Certifique-se de que os faróis, luzes de freio, luzes traseiras, luzes indicadoras de direção e demais luzes estejam funcionando adequadamente, e sejam instaladas com segurança. Verifique também o nivelamento dos faróis.
Pneus* Verifique frequentemente a pressão dos pneus com um calibrador e sempre antes de viagens de longa distância. Se necessário, ajuste a pressão em todos os pneus, incluindo o pneu reserva, de acordo com a pressão especificada. Inspecione cuidadosamente quanto a danos, cortes ou desgaste excessivo.
Rodízio de pneus* No caso de tração em duas rodas (2WD e os pneus dianteiros e traseiros serem do mesmo tamanho, o rodízio de pneus deverá ser efetuado a cada 10.000 km. Pneus marcados com indicadores direcionais pode ser feito o rodízio apenas entre dianteiro e traseiro. Certifique-se de que os indicadores direcionais apontam no sentido da rotação da roda após o rodízio de pneus estiver completo.
No caso de tração em quatro rodas (4WD/ AWD e os pneus dianteiros e traseiros serem do mesmo tamanho. O rodízio de pneus deverá ser efetuado a cada 5.000 km.
Certifique-se de que indicadores direcionais apontam no sentido da rotação da roda após o rodízio de pneus estiver completo.
Caso os pneus dianteiros sejam de tamanhos diferentes dos pneus traseiros, não poderá ser efetuado o rodízio dos pneus.
Entretanto, o tempo para o rodízio dos pneus poderá variar de acordo com os seus hábitos de condução e condições da superfície da estrada. Componentes do transmissor do Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TMPS) (se equipado) Substitua o anel de vedação do transmissor TPMS, núcleo da válvula e capa quando os pneus forem substituídos devido ao desgaste ou tempo de uso.
Alinhamento e balanceamento das rodas Se o veículo estiver puxando para qualquer um dos lados quando você estiver dirigindo em uma estrada reta e plana, ou se você detectar desgaste desigual ou anormal nos pneus, o alinhamento das rodas pode ser necessário. Se o volante de direção ou o banco apresentar vibração nas velocidades permitidas para estrada, o balanceamento das rodas pode ser necessário.
Para-brisa* Limpe o para-brisa regularmente.
Inspecione o para-brisa pelo menos a cada 6 meses quanto a trincas ou outros danos. Repare o para-brisa danificado numa oficina de reparos qualificada.
Palhetas dos limpadores do para-brisa* Se não estiverem limpando adequadamente, inspecione as palhetas quanto a rachaduras ou desgaste. Substitua-as, se necessário.
Interior do veículo Os itens de manutenção relacionados aqui devem ser verificados regularmente, como por exemplo, quando estiver executando manutenção periódica, limpando o veículo, etc.
Pedal do acelerador Inspecione o pedal quanto à suavidade de funcionamento e certifique-se de que o pedal não esteja preso ou necessite de esforço excessivo. Mantenha o tapete afastado do pedal do acelerador.
Pedal do freio* Verifique o pedal quanto à suavidade do funcionamento e certifiquese de que tenha uma distância do tapete quando pressionado totalmente. Verifique o funcionamento do servofreio. Certifique-se de manter os tapetes afastados do pedal.
Freio de estacionamento* Verifique o funcionamento do freio de estacionamento regularmente. Verifique se a alavanca (se equipado) ou o pedal (se equipado) tem um curso adequado. Certifique-se de que o seu veículo seja mantido, com segurança, em posição em uma ladeira íngreme, apenas com o freio de estacionamento acionado.
Cintos de segurança Verifique se todos os componentes do sistema dos cintos de segurança (por exemplo, fivelas, fixadores, ajustes e retratores) estejam funcionando adequadamente e suavemente e se estão instalados corretamente. Verifique o tecido dos cintos quanto a cortes, desfiados, desgaste ou danos.
Volante de direção Inspecione quanto as condições no sistema de direção, como folga excessiva, direção dura ou ruídos estranhos.
Luzes de advertência e alarmes sonoros Certifique-se de que todas as luzes de advertência e alarmes sonoros estejam funcionando adequadamente.
Desembaçador do para-brisa Verifique se o ar flui adequadamente dos difusores do desembaçador e em quantidade suficiente quando operar o aquecedor ou o ar-condicionado.
Lavador e limpador do para-brisa* Verifique se os limpadores e o lavador estão funcionando corretamente e se os limpadores não deixam riscos.
Sob o capô do motor e sob o veículo
Os itens de manutenção relacionados aqui devem ser verificados periodicamente (por exemplo, toda vez que você verificar o óleo do motor ou abastecer o veículo).
Bateria* Exceto para bateria livre de manutenção, verifique o nível de fluido em cada célula. O nível deve estar entre as linhas “SUPERIOR” e “INFERIOR”. Os veículos que operam em altas temperaturas ou sob condições severas, requerem verificações constantes do nível de fluido da bateria.
Nível de fluido de freio e embreagem* Para modelos com transmissão manual (M/T): Certifique-se de que o nível de fluido de freio e embreagem esteja entre as marcas “MIN” e “MAX” no reservatório.
Para modelos com transmissão automática (A/T): Certifique-se de que o nível de fluido de freio esteja entre as marcas “MIN” e “MAX” no reservatório.
Nível do líquido de arrefecimento do motor* Verifique o nível do líquido de arrefecimento quando o motor estiver frio.
Certifique-se de que o nível do líquido de arrefecimento esteja entre as marcas “MAX” e “MIN” no reservatório.
Correia(s) de acionamento do motor* Certifique- se de que as correias de acionamento não estejam desfiadas, gastas, partidas ou oleosas.
Nível do óleo do motor* Verifique o nível do óleo do motor após estacionar o veículo em superfície plana com o motor desligado.
Vazamentos de fluido Verifique embaixo do veículo se há vazamentos de combustível, óleo, água ou outros fluidos após o veículo permanecer parado por algum tempo. O gotejamento de água do ar-condicionado é normal após o uso. Se você observar quaisquer vazamentos ou se a presença de vapores de combustível for evidente, verifique a causa e providencie a correção imediatamente.
Tubulação e nível do fluido da direção assistida* Verifique o nível quando o fluido estiver frio, com o motor desligado. Verifique as tubulações quanto ao correto encaixe, vazamentos, trincas,etc.
Fluido do lavador de para-brisa* Certifique- se de que haja fluido suficiente no reservatório.