Controlo de estabilidade dinâmica ESC
Este sistema ajuda a manter a estabilidade do veículo em situações "críticas " de condução (contorno de um obstáculo, perda de aderência em curva, etc.).
Princípio de funcionamento
O volante possui um sensor que permite ao sistema reconhecer o tipo de condução escolhido pelo condutor.
Há outros sensores, distribuídos pelo veículo, que permitem avaliar a sua trajectória real.
O sistema compara as manobras do condutor com a trajectória real do veículo e corrige esta última, se necessário, provocando a travagem de algumas rodas e/ou actuando na potência do motor; o indicador pisca no quadro de instrumentos, se o sistema entrar em funcionamento.
Controlo de subviragem
Este sistema optimiza a acção do ESC em caso de subviragem acentuada (perda de aderência do eixo dianteiro).
Sistema antipatinagem
Este sistema destina-se a limitar a patinagem das rodas motrizes e a conservar a trajectória do veículo em situações de arranque, de aceleração ou de desaceleração.
Princípio de funcionamento
Através dos sensores de rodas, o sistema mede e compara, constantemente, a velocidade das rodas motrizes e detecta uma eventual falta de aderência. Quando uma roda tem tendência para patinar, o sistema travaa até que a sua motricidade se torne compatível com o nível de aderência ao piso.
O sistema também actua no regime do motor, em função da aderência possível ao piso, independentemente da pressão exercida no pedal do acelerador.
Nota: em algumas situações (condução em piso muito mole: neve, lama, etc. ou condução com pneus com correntes), o sistema poderá reduzir a potência do motor para limitar a derrapagem das rodas.
Anomalias de funcionamento
Quando o sistema detecta uma anomalia de funcionamento, a mensagem "Mandar verificar ESC" aparece no quadro de instrumentos em simultâneo com o indicador e o indicador .
Neste caso, o ESC e o sistema antipatinagem são desactivados. Chame um representante da marca.
Auxílio à travagem de urgência
Trata-se de um sistema complementar ao ABS que ajuda a reduzir as distâncias indispensáveis à paragem do veículo.
Princípio de funcionamento
O sistema identifica uma situação de travagem de urgência. Neste caso, o auxílio à travagem desenvolve instantaneamente a sua máxima potência para atingir o mais rapidamente possível a regulação ABS.
A travagem com ABS mantém-se enquanto o pedal de travão estiver accionado.
Acendimento do sinal de perigo
Nalgumas versões, estas luzes poderão acender-se em caso de forte desaceleração.
Antecipação da travagem
Nalgumas versões, quando o condutor retira rapidamente o pé do pedal de acelerador, o sistema antecipa a travagem para reduzir as distâncias de paragem.
Casos particulares
Durante a utilização do regulador de velocidade:
Anomalias de funcionamento
Quando o sistema deteta uma anomalia de funcionamento, a mensagem "Mandar verificar os travões" aparece no quadro de instrumentos em simultâneo com o testemunho .
Consulte um representante da marca.
Estas funções constituem um auxílio suplementar em situações de condução crítica, por adaptar o comportamento do veículo ao tipo de condução.
As funções não intervêm em lugar do condutor. Estas não aumentam as potencialidades do veículo e não devem ser tomadas como um convite à condução a alta velocidade.
Como tal, em caso algum poderão substituir a vigilância e a responsabilidade do condutor (este deve manter-se atento a situações imprevistas e delicadas que possam surgir durante a condução).