Consoante o veículo, este sistema ajuda a manter o controlo do veículo no caso de uma utilização com reboque.
Deteta as oscilações provocadas pela tração do reboque em condições particulares de condução.
Condições de funcionamento
Princípio de funcionamento
A função estabiliza o veículo por:
O indicador pisca no quadro de instrumentos para o informar.
Quando a cablagem de atrelagem está a ser utilizada, mas sem que esteja atrelado um reboque (porta-bicicletas, porta-bagagem com iluminação...), a função pode actuar em condições de condução particulares, como sobre o traçado das rodas.
Risco de desaceleração do veículo.
Auxílio ao arranque em subida
Consoante o grau de inclinação, este sistema ajuda o condutor a arrancar numa inclinação. Impede que o veículo recue ou avance, intervindo na travagem automática dos travões, quando o condutor levanta o pé do pedal de travão para acionar o acelerador.
Funcionamento do sistema
O sistema só funciona se a alavanca de velocidades não estiver em pontomorto (posição diferente de N ou P nas caixas de velocidades automáticas) e o veículo estiver completamente parado (pedal de travão premido).
O sistema retém o veículo durante, aproximadamente, 2 segundos. Em seguida, a força de travagem é aliviada (o veículo desliza em função da inclinação do plano).
O sistema de auxílio ao arranque em subida não pode impedir totalmente o veículo de recuar, em todas as situações (piso extremamente inclinado...).
O condutor pode, em qualquer caso, accionar o pedal de travão e, desta forma, impedir que o veículo recue.
O sistema de auxílio ao arranque em subida não deve ser utilizado para parar o veículo durante muito tempo; para isso, utilize o pedal de travão.
Esta função não foi concebida para imobilizar o veículo de forma permanente.
Se necessário, utilize o pedal de travão para parar o veículo.
O condutor deve manter-se particularmente vigilante quando circular em pisos escorregadios ou pouco aderentes e/ou muito inclinados.
Perigo de ferimentos graves.
Rodas traseiras direccionais
Nos veículos assim equipados, este sistema permite, com o veículo em andamento, orientar as rodas traseiras em função das condições de condução: a baixa velocidade, este sistema privilegia a manobrabilidade, a velocidades mais elevadas, optimiza a estabilidade.
Ao circular a baixa velocidade, as rodas traseiras orientam-se no sentido inverso das rodas dianteiras (figura A), para melhorar a maneabilidade do veículo.
Isto é muito útil em percursos urbanos, em estradas sinuosas, ao efectuar manobras num parque de estacionamento, etc.
Ao circular a velocidades mais elevadas, as rodas traseiras orientam-se no mesmo sentido das rodas dianteiras (figura B), para optimizar a estabilidade do veículo. Isto é muito útil ao mudar de via, ao curvar, etc.
Nota: a configuração do sistema (agilidade, etc.) depende do modo selecionado no menu "Multi-Sense" (consulte as informações sobre o "Multi-Sense" no capítulo 3).
Anomalias de funcionamento
impõe-lhe que pare imediatamente. Não se esqueça, contudo, das condições de circulação. Chame um representante da marca.
A eventual colisão de um objecto (por exemplo, contacto com um pilarete, um passeio mais elevado ou qualquer outro objecto no solo) na parte inferior do veículo, pode danificá-lo (deformação de um eixo).
Para evitar o risco de acidente, mande verificar o seu veículo num representante da marca.