O seu veículo está equipado com um sensor de radar (dianteiro).
Os seguintes sistemas também utilizam o sensor radar (dianteiro).
- Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC).
- Sistema de Assistência ao Reconhecimento da Distância (DRSS).
- Ajuda Inteligente à Travagem (SBS).
O sensor de radar (dianteiro) funciona detetando as ondas de rádio refletidas de um veículo em frente ou uma obstrução enviada pelo sensor de radar.
O sensor radar (dianteiro) está instalado por detrás da insígnia dianteira.
Se for indicado "Radar dianteiro bloqueado" no ecrã multi-informação do painel de instrumentos, limpe a área junto ao sensor radar (dianteiro).
CUIDADO
Preste atenção às seguintes precauções para assegurar um funcionamento correto de cada sistema.
- Não cole autocolantes (incluindo autocolantes transparentes) na superfície da grelha do radiador ou da insígnia dianteira, nem à volta do sensor de radar (dianteiro), e não substitua a grelha do radiador nem a insígnia dianteira por um produto que não seja um produto genuíno concebido para utilização com o sensor de radar (dianteiro).
- O sensor de radar (dianteiro) inclui uma função para detetar sujidade na superfície dianteira do sensor de radar e informar o condutor, contudo, consoante as condições, poderá necessitar de algum tempo para detetar ou poderá não detetar sacos de plástico, gelo ou neve. Se tal acontecer, o sistema poderá não funcionar corretamente, portanto mantenha sempre o sensor radar (dianteiro) limpo.
- Não instale uma proteção da grelha.
- Se a dianteira do veículo tiver sido danificada num acidente, a posição do sensor de radar (dianteiro) poderá ter sido desviada. Desligue imediatamente o sistema e solicite a inspeção do veículo num Reparador Autorizado Mazda.
- Não utilize o para-choques dianteiro para empurrar outros veículos ou obstáculos como, por exemplo, quando retira o veículo de um lugar de estacionamento. Caso contrário, o sensor radar (dianteiro) poderá ser atingido e a sua posição desviada.
- Não remova, desmonte ou modifique o sensor radar (dianteiro).
- Para reparações, substituições ou trabalhos de pintura à volta do sensor radar (dianteiro), consulte um Reparador Autorizado Mazda.
- Não modifique a suspensão. Se as suspensões tiverem sido modificadas, a postura do veículo poderá ficar diferente e o sensor de radar (dianteiro) poderá não ser capaz de detetar corretamente um veículo ou um obstáculo em frente.
NOTA
- Nas seguintes condições, o sensor de radar (dianteiro) poderá não ser capaz de detetar corretamente os veículos ou obstruções em frente e cada sistema poderá não funcionar normalmente.
- A superfície traseira de um veículo em frente tais como atrelados sem carga, veículos com plataforma de carga coberta por uma cobertura de lona, veículos com tampa do compartimento de bagagens de plástico rígido e veículos com formas redondas, não reflete as ondas rádio de forma eficiente.
- Veículos em frente com baixa altura e portanto menor área para refletir ondas rádio.
- A visibilidade é reduzida devido ao levantamento de água, neve ou areia projetada pelos pneus do veículo em frente no seu para-brisas.
- O compartimento de bagagens está carregado com objetos pesados ou os bancos traseiros estão ocupados.
- Presença de gelo, neve ou sujidade na superfície frontal da insígnia dianteira.
- Durante climas rigorosos como, por exemplo, chuva, neve ou tempestades de areia.
- Quando o veículo é conduzido junto a instalações ou objetos que emitem ondas rádio fortes.
- Nos seguintes condições, o sensor de radar (dianteiro) poderá não ser capaz de detetar veículos ou obstruções em frente.
- O início e fim de uma curva.
- Estradas com curvas contínuas.
- Estradas com faixas estreitas devido a obras ou interdição de faixas.
- O veículo em frente encontra-se no ângulo morto do sensor radar.
- O veículo em frente desloca-se de forma invulgar devido a um acidente ou danos no veículo.
- Estradas com subidas e descidas repetidamente.
- Condução em estradas em más condições ou não pavimentadas.
- A distância entre o seu veículo e o veículo que o precede é extremamente curta.
- Um veículo aproxima-se subitamente como no caso em que muda para a sua faixa de rodagem.
- Para evitar o funcionamento incorreto do sistema, utilize pneus com a mesma dimensão, do mesmo fabricante, marca e banda de rodagem em todas as quatro rodas.
Adicionalmente, não utilize pneus com padrões de desgaste ou pressões significativamente diferentes no mesmo veículo (incluindo o pneu sobresselente temporário).
- Se carga da bateria for reduzida, o sistema poderá não funcionar corretamente.
- Quando conduz em estradas com pouco trânsito e poucos veículos ou obstáculos em frente para o sensor de radar (dianteiro) detetar, poderá ser indicado temporariamente "Radar dianteiro bloqueado", contudo isto não significa a existência de avaria.