ATENÇÃO
Não deixe que as crianças brinquem com os cintos de segurança. A maioria dos bancos são equipados com cintos de segurança com Travamento Automático do Retrator (ALR). Caso o cinto de segurança fique próximo do pescoço da criança com o ALR ativado, a criança pode ferir-se gravemente ou morrer, caso o cinto de segurança retraia e se torne apertado. Isto pode ocorrer mesmo que o veículo esteja estacionado. Solte o cinto de segurança para liberar a criança. Caso o cinto de segurança não possa ser liberado ou já estiver liberado, remova a criança, cortando o cinto de segurança com uma ferramenta adequada (por exemplo uma faca ou tesoura) para soltar o cinto de segurança. |
As crianças precisam do auxílio dos adultos para se protegerem. Elas precisam estar sentadas corretamente e com o cinto de segurança afivelado.
Em adição a informação geral deste manual, as informações de segurança de crianças estão disponíveis em outras fontes, incluindo médicos, professores, escritórios governamentais de segurança no trânsito e organizações comunitárias. Toda criança é diferente, tenha a certeza de ter aprendido a melhor maneira de transportar a sua criança.
Há três tipos básicos de sistemas de proteção infantil:
O sistema de proteção infantil apropriado depende do tamanho da criança. Geralmente, bebês de até um ano de idade e com menos de 9 kg devem ser colocados em sistemas de proteção infantil voltados para trás. Há sistemas de proteção infantil voltados para frente para crianças que não cabem em sistemas de proteção infantil voltados para trás e que tenham, pelo menos, um ano de idade. Os assentos para crianças são usados para ajudar a posicionar o cinto diagonal em uma criança que não possa mais usar um sistema de proteção infantil voltado para frente.
ATENÇÃO Bebês e crianças requerem proteção especial. Os cintos de segurança do veículo podem não se ajustar adequadamente. O cinto diagonal pode ficar muito próximo do rosto ou pescoço. O cinto diagonal pode não se posicionar bem sobre os pequenos ossos de seus quadris. Em caso de acidente, um cinto de segurança colocado de forma indevida pode resultar em ferimentos graves ou morte. Sempre use sistemas de proteção infantil aprovados pelo INMETRO. |
Devem ser utilizados sistemas de proteção infantil aprovados para bebês e crianças pequenas. Consulte “Sistemas de proteção infantil”, mais adiante nesta seção.
Também há outros tipos de sistemas de proteção infantil disponíveis para crianças maiores que oferecem proteção adicional.
A NISSAN recomenda que todas as crianças e adolescentes utilizem o assento traseiro. De acordo com estatísticas de acidentes, as crianças estão mais seguras quando acomodadas corretamente no banco traseiro do que no banco dianteiro. Isso é de importância fundamental, pois seu veículo pode estar equipado com um sistema de proteção complementar (sistema de air bag) para o passageiro dianteiro. Consulte “Sistema de proteção complementar”, nesta seção.
Bebês
Bebês de até um ano de idade devem ser acomodados em um sistema de proteção infantil voltado para trás. A NISSAN orienta que bebês e crianças pequenas sejam acomodados em sistemas de proteção infantil.
Você deve escolher um sistema de proteção infantil que se ajuste ao seu veículo e deve sempre seguir as instruções do fabricante quanto à instalação e uso.
Crianças pequenas
Crianças com mais de um ano de idade e que pesem pelo menos 9 kg podem ser acomodadas em um sistema de proteção infantil voltado para frente. Consulte as instruções do fabricante quanto às recomendações de peso e altura mínimos e máximos. Você deve escolher um sistema de proteção infantil que se ajuste ao seu veículo e deve sempre seguir as instruções do fabricante quanto à instalação e uso.
Crianças maiores
Crianças que são grandes para os sistemas de proteção infantil devem ser acomodadas e protegidas pelos cintos de segurança disponíveis no veículo.
Um assento para criança deve ser usado para obter um ajuste adequado do cinto de segurança. Para um correto posicionamento do cinto de segurança, o assento para criança deve elevar a criança de tal forma que o cinto diagonal se posicione na parte superior e no meio do ombro. O cinto de segurança não deve passar pelo pescoço ou rosto e não deve cair do ombro. O cinto diagonal deve estar na altura dos quadris. Um assento para criança somente pode ser usado em bancos com um cinto de segurança de três pontos.
O assento para criança deve ajustar-se ao banco do veículo. Caso a criança tenha crescido e o cinto diagonal não esteja mais próximo ao seu rosto e pescoço, use o cinto diagonal sem o assento para criança.
ATENÇÃO
Nunca permita que a criança fique em pé ou ajoelhe-se em qualquer banco e não permita que a criança fique na área destinada à carga, quando o veículo estiver em movimento. A criança pode sofrer ferimentos graves ou até ser morta, em caso de acidente ou parada brusca. |
Mulheres grávidas
A NISSAN orienta as mulheres grávidas a usar o cinto de segurança. O cinto de segurança deve ficar encostado no corpo.
Sempre posicione o cinto diagonal, o mais baixo possível, na altura dos quadris e não da cintura. Posicione o cinto diagonal sobre o ombro e cruzando sobre o peito. Nunca coloque o cinto diagonal sobre sua região abdominal. Contate seu médico quanto as recomendações específicas.
Pessoas feridas
A NISSAN orienta que pessoas feridas usem cintos de segurança. Contate seu médico quanto as recomendações específicas.