Os procedimentos que se seguem podem ser usados para pôr o motor em funcionamento caso a bateria do veículo esteja descarregada.
Pode também contactar um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Se tiver um jogo de cabos da bateria (ou carregador auxiliar) e um segundo veículo com uma bateria de 12 volts, pode colocar o seu veículo em funcionamento com a bateria auxiliar seguindo os passos abaixo indicados.
Motor a gasolina
Motor diesel
Logo que o motor entre em funcionamento, mande verificar o veículo num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional devidamente qualificado e equipado, logo que possível.
Colocar o motor em funcionamento com a bateria descarregada (veículos com caixa de velocidades Multidrive)
O motor não pode ser colocado em funcionamento por empurrão.
Para evitar a descarga da bateria
Carregar a bateria
A eletricidade armazenada na bateria descarregará gradualmente mesmo quando o veículo não estiver em uso, devido à descarga natural e aos efeitos de drenagem de certos aparelhos elétricos. Se o veículo ficar parado por um longo período de tempo, a bateria pode descarregar e o motor pode ser incapaz de arrancar. (A bateria é recarregada automaticamente durante a condução.)
Quando a bateria é removida ou está descarregada
Use o comando remoto sem fios ou a chave mecânica para trancar ou destrancar as portas.
Quando substituir a bateria
Use uma bateria com o mesmo tamanho de caixa que a bateria anterior e uma capacidade de taxa equivalente a 20 horas (20HR) ou superior.
Veículos com sistema Stop & Start: Utilize uma bateria específica para uso com o sistema Stop & Start e uma bateria equivalente. Se utilizar uma bateria não suportada, as funções do sistema Stop & Start podem ser restringidas para proteger a bateria.
Além disso, o desempenho da bateria pode diminuir e o motor pode não ser capaz de reiniciar. Para mais detalhes, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
AVISO
Evitar incêndios ou explosões na bateria
Observe as seguintes precauções para evitar inflamar acidentalmente o gás inflamável que pode ser libertado da bateria:
Precauções com a bateria
A bateria contém eletrólito que é venenoso e corrosivo, enquanto os outros componentes contêm chumbo e compostos de chumbo. Observe as seguintes precauções quando manipular a bateria:
Coloque uma esponja ou pano molhado sobre a área afetada até obter cuidados médicos.
Para evitar danos no veículo (veículos com caixa de velocidades manual)
Não tente o arranque do motor por puxão ou empurrão, pois o catalisador pode sobreaquecer e provocar um incêndio.
ATENÇÃO
Quando manusear os cabos da bateria auxiliar
Quando ligar os cabos da bateria auxiliar, certifique-se que estes não ficam presos nas ventoinhas de arrefecimento ou correia.