Saída da suspensão do motor
Para as caixas de velocidades manuais:
Particularidade: consoante o veículo, se desligar a ignição quando o veículo está em modo suspenso, o indicador é apresentado durante alguns segundos no quadro de instrumentos.
Para abastecer com combustível, o motor tem de ser desligado (não em suspensão): desligue o motor (consulte "Arranque/paragem do motor").
Condições de não suspensão do motor
Determinadas condições não permitem a activação do sistema de suspensão do motor, nomeadamente: Para veículos com um RENAULT cartão:
Para todos os veículos:
O indicador aparece no quadro de instrumentos e avisa-o sobre a indisponibilidade da suspensão da função do motor.
Desactive a função de paragem e arranque para todas as intervenções dentro do compartimento do motor.
Casos particulares de veículos equipados com um cartão RENAULT
Com o motor em suspensão (fila de trânsito, paragem num semáforo...), se o condutor desengatar o cinto de segurança e abrir a porta do condutor, ou se se levantar do seu banco, a ignição é desligada.
O travão de mão automático é então ativado automaticamente.
Para arrancar e reativar o sistema de paragem e arranque, ponha o motor a trabalhar (consulte o parágrafo "Arranque, paragem do motor" no capítulo 2).
Casos particulares de veículos com uma chave
Com o motor suspenso (fila de trânsito, paragem num semáforo, etc.), se sair do veículo, um sinal sonoro avisa que o motor está suspenso, e não parado.
Particularidade de reactivação automática do motor
Em determinadas condições, o motor pode ser reactivado sem intervenção para garantir a sua segurança e o seu conforto.
Isto pode ocorrer sobretudo quando:
Particularidade de veículos com uma chave: para algumas destas condições, o arranque automático do motor é inibido caso uma porta dianteira esteja aberta.
Desactivação, activação da função
Prima o interruptor 1 para desativar a função. A mensagem "Stop & Start desactivado " aparece no quadro de instrumentos e o testemunho integrado 2 no interruptor acende.
Uma nova pressão reativa o sistema.
A mensagem "Stop & Start activado" aparece no quadro de instrumentos e o testemunho integrado 2 no interruptor 1 apaga.
Particularidade: com o motor suspenso, ao premir o interruptor 1 liga automaticamente o motor.
O sistema é reativado automaticamente em cada arranque voluntário do veículo (consulte o parágrafo "Arranque, paragem do motor", no capítulo 2).
Anomalias de funcionamento
Quando a mensagem "Stop & Start a controlar" aparece no quadro de instrumentos, acompanhada pela iluminação do testemunho integrado 2 do interruptor 1, o sistema está desativado.
Consulte um representante da marca.
Antes de sair do veículo, o motor deve ser desligado, e não colocado no modo de suspensão (consulte as informações sobre "Arranque e paragem do motor" no capítulo 2).
Particularidade das versões a gasolina
Condições de funcionamento do seu automóvel, tais como:
ou anomalias de funcionamento, tais como:
provocam o aquecimento excessivo do catalisador e, por isso, diminuem a sua eficácia e podem mesmo provocar a sua destruição ou danos térmicos no veículo.
Se constatar as anomalias de funcionamento atrás descritas, dirija-se, logo que possível, a um representante da marca, para mandar efectuar as reparações necessárias.
Se apresentar regularmente o seu veículo a um representante da marca, de acordo com a periodicidade de manutenção prescrita no livro de manutenção, poderá evitar este e outros tipos de incidentes.
Problemas de arranque
Para evitar provocar danos no catalisador do seu veículo, não insista com tentativas de arranque (utilizando o motor de arranque, empurrando ou puxando o veículo), sem identificar e corrigir a causa do problema.
Caso não consiga, não insista e chame um representante da marca.
Não estacione, nem ligue o motor em locais onde substâncias ou matérias combustíveis, tais como ervas ou folhas secas, possam entrar em contacto com o sistema de escape quente.
Particularidades das versões diesel
Regime de motor diesel
Os motores diesel possuem um equipamento de injeção que nunca permite que o regime máximo do motor seja ultrapassado, em aceleração, qualquer que seja a velocidade engrenada.
Se a mensagem "Mandar verificar antipoluição " for afixada com os indicadores e , consulte rapidamente um representante da marca.
Em andamento, consoante a qualidade de combustível utilizada, o escape pode emitir fumo branco.
Isto resulta da regeneração automática do filtro de partículas e não influencia o comportamento do veículo.
Falta de combustível
Após um reabastecimento efectuado depois do esgotamento completo de combustível, é necessário ferrar o circuito de combustível: consulte "depósito de combustível", no capítulo 1, antes de voltar a pôr o motor a trabalhar.
Precauções invernais
Para evitar incidentes com tempo de gelo:
Não estacione, nem ligue o motor em locais onde substâncias ou matérias combustíveis, tais como ervas ou folhas secas, possam entrar em contacto com o sistema de escape quente.
Alavanca de velocidades
Engrenamento da marcha-atrás
Veículos com caixa de velocidades de comando manual: respeite o desenho gravado no punho 1 e (consoante o veículo) levante o anel, até que toque no punho, para engrenar a marcha-atrás.
Veículos com caixa de velocidades automática: consulte "caixa de velocidades automática", no capítulo 2.
As luzes de marcha atrás acendem logo que esta relação é engrenada (com a ignição ligada).
Nota: consoante o veículo, se os médios estiverem acesos, as luzes de nevoeiro dianteiras acender-se-ão simultaneamente quando a marchaatrás for selecionada.
Durante uma manobra, a eventual colisão de um objecto (por exemplo, contacto com um pilarete, um passeio mais elevado ou qualquer outro objecto no solo) na parte inferior do veículo, pode danificá-lo (por exemplo, deformação do trem traseiro).
Para evitar o risco de acidente, mande verificar o seu veículo num representante da marca.