Calibragem do pneu
Verifique frequentemente a pressão dos pneus (inclusive o pneu reserva) e sempre antes de viagens de longa distância. As especificações da pressão dos pneus recomendadas são exibidas na etiqueta de especificação da pressão dos pneus. A etiqueta de especificação da pressão dos pneus está fixada na coluna central do lado do motorista.
A pressão dos pneus deve ser verificada regularmente porque:
A pressão dos pneus deve ser verificada com os pneus frios. Os pneus são considerados FRIOS após o veículo ficar parado por 3 ou mais horas, ou ter rodado pelo menos 1,6 km sob velocidades moderadas.
A pressão incorreta dos pneus pode afetar adversamente a vida útil do pneu e a dirigibilidade do veículo.
ATENÇÃO
|
Etiqueta de especificação de pressão dos pneus
Tamanho e especificações dos pneus A: Sempre utilize pneus do mesmo tamanho e especificações daqueles instalados no veículo na fábrica.
Pressão dos pneus B: Calibre os pneus na pressão indicada na etiqueta de recomendação de “pressão dos pneus”. Calibre os pneus quando estiverem frios. Os pneus são considerados FRIOS após o veículo ficar parado por 3 ou mais horas, ou ter rodado menos de 1,6 km sob velocidades moderadas. A calibração dos pneus a frio recomendada é definido pelo fabricante para fornecer o melhor balanço de desgaste do pneu e características de manuseio do veículo no GVWR do veículo.
Verificação da pressão do pneu
Caso seja adicionado ar em demasia, pressione o núcleo da haste da válvula para liberar a pressão. Verifique a pressão novamente e adicione ou libere ar, de acordo com a necessidade.
Para a pressão de calibragem do pneu frio, consulte "Etiqueta de especificação da pressão dos pneus" na seção "Informação técnica" neste manual.
Tipos de pneus
ATENÇÃO
|
Pneus todas as estações
A NISSAN especifica pneus “Todas as Estações” em alguns modelos, de forma a garantir um bom desempenho durante o ano todo, incluindo condições de estradas cobertas de neve e gelo. Os pneus “Todas as Estações” são identificados pelas marcas “ALL SEASON” e/ ou “M&S” na banda lateral do pneu. Os pneus para neve possuem melhor tração na neve do que os pneus “Todas as Estações” podendo ser mais adequados em algumas áreas.
Pneus de verão
A NISSAN especifica os pneus de verão para alguns modelos de forma a fornecer rendimento superior em estradas secas. O rendimento dos pneus de verão é substancialmente reduzido na neve e no gelo. Os pneus de verão não têm a especificação de tração “M&S” na banda lateral do pneu.
Caso você esteja planejando dirigir o seu veículo sob condições de neve ou gelo, a NISSAN recomenda o uso de pneus para NEVE ou pneus TODAS AS ESTAÇÕES, em todas as quatro rodas.
Pneus de neve
Se for necessário usar pneus para neve, é necessário selecionar pneus equivalentes em tamanho e capacidade de carga, aos pneus originais. A não observação dessa recomendação, poderá comprometer a segurança e a dirigibilidade do seu veículo.
Geralmente, os pneus de neve têm uma classificação de velocidade inferior aos pneus originais de fábrica, e podem não estar de acordo ao potencial de velocidade máxima do veículo. Nunca exceda a classificação de velocidade máxima do pneu.
Se você instalar pneus para a neve, eles devem ser do mesmo tamanho, marca, construção e desenho de banda de rodagem em todas as quatro rodas.
Para proporcionar tração adicional em estradas cobertas de gelo, pneus com cravos podem ser usados. Entretanto, alguns países, estados e municípios proíbem o seu uso. Verifique as leis locais antes de instalar os pneus com cravos. A capacidade de deslizamento e tração de um pneu de neve com cravos, em superfícies secas ou molhadas, poderá ser menor que os pneus de neve sem cravos.
Correntes para pneus
CUIDADO Apenas certos tipos de correntes para pneus SAE classe “S” podem ser utilizadas neste veículo. O uso de correntes para pneus classe “S” incorreta causará danos neste veículo. Caso você utilize cabos/correntes para pneus, você deve utilizar uma corrente para pneu que atenda as folgas mínimas para o seu veículo. |
O uso de corrente para pneus pode ser proibido dependendo do local. Verifique as leis locais antes de instalar correntes nos pneus.
Ao instalar correntes nos pneus, certifiquese de que possuem o tamanho adequado para os pneus do seu veículo, devendo ser instaladas de acordo com as sugestões dos fabricantes das correntes. Use uma corrente para pneu que é projetada para fornecer um espaço especificado A entre a corrente do pneu instalado 1 e onde o pneu toca o aro 2, como mostrado na tabela.
NOTA: As correntes para pneus nunca devem ser utilizadas em rodas de 18 polegadas.
Uma corrente para pneu que fornece uma quantidade especificada de espaço fornecerá uma folga necessária entre o pneu e a suspensão mais próxima do veículo ou componente da carroceria. As folgas mínimas são determinadas usando os pneus equipados de fábrica. Outros tipos poderão danificar o seu veículo. Use tensionadores de correntes, quando recomendados pelo fabricante da corrente, para garantir um ajuste firme. Os elos soltos de extremidades de correntes devem ser fixados ou removidos, para evitar a possibilidade de danos aos para-lamas ou a parte inferior da carroceria.
Se possível, evite carregar totalmente o seu veículo quando estiver utilizando correntes nos pneus. E também, dirija em uma velocidade reduzida. Caso contrário, o seu veículo poderá ser danificado e/ou a dirigibilidade e rendimento do veículo poderão ser adversamente afetados.
As correntes devem ser instaladas somente nas rodas dianteiras e não nas rodas traseiras.
Nunca instale correntes para pneus no pneu reserva para uso temporário.
Não use correntes para pneus em estradas secas. Dirigir com correntes em tais condições, poderá causar danos aos diversos mecanismos do veículo, devido a algum esforço excessivo.