AVISO
Mantenha sempre os pneus à pressão correta:
É perigoso conduzir com excesso ou défice de pressão nos pneus. Poderá afetar o comportamento do veículo e dar origem a falhas súbitas dos pneus e à perda de controlo, provocando um acidente.
Consulte Pneus.
Utilize apenas tampões de válvulas de pneus genuínos Mazda:
É perigoso utilizar um tampão não genuíno pois a pressão correta do ar não poderá ser mantida se a válvula do pneu ficar danificada. Se o veículo for conduzido nesta condição, a pressão do ar no pneu será reduzida, podendo resultar num grave acidente.
Não utilize qualquer tampão de válvula de pneu não genuíno Mazda.
Inspecione a pressão de todos os pneus mensalmente (incluindo o pneu sobressalente*) quando os pneus estiverem frios. Mantenha as pressões recomendadas de modo a obter conforto, bom comportamento do veículo e o mínimo desgaste possível dos pneus.
Consulte as tabelas das especificações
(Com sistema de monitorização da pressão dos pneus) Após o ajuste da pressão dos pneus, é necessário realizar a inicialização do sistema de monitorização da pressão dos pneus para permitir o funcionamento normal do sistema.
Consulte Inicialização do Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus
NOTA
- Verifique sempre a pressão dos pneus quando estiverem frios.
- Os pneus quentes normalmente excedem as pressões recomendadas.
Não liberte ar dos pneus quentes para ajustar a pressão.
- O défice de pressão pode causar um aumento do consumo de combustível, desgaste invulgar dos pneus, vedação do talão do pneu, podendo deformar a jante e causar a separação do pneu e da jante.
- O excesso de pressão pode originar uma condução desconfortável, desgaste invulgar dos pneus e uma maior probabilidade de danos causados pelas irregularidades da estrada.
Mantenha a pressão dos pneus nos níveis corretos. Se algum pneu necessitar frequentemente de ajuste de pressão, solicite a inspeção do mesmo.
Rotação dos Pneus
AVISO
Rode os pneus periodicamente:
O desgaste irregular de um pneu é perigoso. Para equilibrar o desgaste da banda de rodagem dos pneus para manter um bom desempenho ao nível do comportamento e travagem, troque as posições dos pneus a cada 10.000 km ou num intervalo de quilometragem inferior se ocorrer um desgaste irregular.
Durante a rotação dos pneus, inspecione se estão corretamente equilibrados.
NOTA
(Sem pneu sobressalente temporário)
Como o seu veículo não está equipado com um pneu sobressalente, não poderá realizar a rotação dos pneus de modo seguro com o macaco equipado no seu veículo. Para realizar a rotação dos pneus, dirija-se a um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
Não incluir (APENAS UTILIZAÇÃO TEMPORÁRIA) o pneu sobressalente na rotação.
Adicionalmente, inspecione a existência de danos e desgaste invulgar nos pneus. O desgaste invulgar é normalmente provocado por um ou pela combinação dos seguintes fatores:
Após a rotação, ajuste a pressão de todos os pneus em conformidade com as especificações e inspecione o aperto das porcas.
(Com sistema de monitorização da pressão dos pneus) Após o ajuste da pressão dos pneus, é necessário realizar a inicialização do sistema de monitorização da pressão dos pneus para permitir o funcionamento normal do sistema.
Consulte Inicialização do Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus
CUIDADO
Efetue a rotação dos pneus unidirecionais e radiais com piso assimétrico ou pregos apenas da dianteira para a traseira e não de um lado para o outro. O desempenho dos pneus será reduzido se forem trocados de um lado para o outro.