O manuseamento do veículo torna-se diferente quando reboca um atrelado. De forma a evitar um acidente, morte ou ferimentos graves, tenha em atenção o seguinte quando rebocar:
Verificação das ligações entre o atrelado e as luzes
Pare o veículo e verifique o funcionamento da ligação entre o atrelado e as luzes após ter conduzido por um breve período, bem como antes de arrancar
Praticar a condução com um reboque acoplado
Aumentar a distância entre veículos
A uma velocidade de 10 km/h, a distância para o veículo a circular à sua frente deve ser igual ou maior que o comprimento total do veículo e do atrelado. Evite travagens bruscas que possam causar derrapagem. Caso contrário pode perder o controlo do veículo. Isto é especialmente importante quando conduz em estradas molhadas ou escorregadias.
Acelerações súbitas/movimentação do volante/curvas
A execução de curvas fechadas com um atrelado pode resultar em colisão entre o atrelado e o seu veículo. Desacelere com antecedência ao aproximar-se das curvas e faça-as devagar e com cuidado para evitar travagens bruscas.
Pontos importantes relacionados com curvas
As rodas do atrelado ficarão mais perto do interior da curva do que as rodas do veículo. Para compensar este facto faça as curvas mais amplas do que normalmente.
Pontos importantes relacionados com estabilidade
O movimento do veículo, resultante de estradas de piso irregular e ventos fortes, afetam o seu manuseamento. O veículo pode também ser abalado pela passagem de autocarros ou grandes camiões. Verifique frequentemente a parte traseira quando se desloca ao lado de tais veículos. Se se verificar alguma oscilação, comece imediatamente a desacelerar suavemente aplicando lentamente os travões.
Mantenha sempre o veículo direito em frente enquanto trava.
Ao efetuar ultrapassagens
Tenha sempre em consideração o comprimento do seu veículo e do atrelado e assegure-se que a distância entre veículos é suficiente antes de efetuar mudanças de faixa.
Informações referentes à caixa de velocidades
Para manter a eficácia da travagem com o motor, quando utilizar a travagem com o motor, não utilize a caixa de velocidades em D.
Selecione uma velocidade adequada no modo M.
Para manter a eficácia da travagem com o motor, quando utilizar a travagem com o motor, não utilize a caixa de velocidades em 6.
Se o motor sobreaquecer
Rebocar um atrelado carregado, em subidas longas e íngremes com temperaturas superiores a 30ºC, pode resultar no sobreaquecimento do motor. Se o indicador da temperatura do líquido de refrigeração do motor indicar que o motor está a sobreaquecer, desligue o ar condicionado imediatamente, saia da estrada e pare o veículo num local seguro.
Quando estacionar o veículo
Coloque sempre calços sob as rodas do veículo e do atrelado quando estacionar. Aplique firmemente o travão de estacionamento e coloque a alavanca de velocidades em P, para caixa de velocidades Multidrive e 1 ou R, para caixa de velocidades manual.
AVISO
Siga todas as instruções descritas nesta secção. Caso contrário, pode ocorrer um acidente resultando em morte ou ferimentos graves.
Precauções com o reboque de atrelado
Quando reboca um atrelado certifique-se que não excede nenhum dos limites de peso.
Para evitar acidentes ou ferimentos
Velocidade do veículo com reboque de atrelado
Observe a velocidade máxima legal para reboque de atrelado.
Antes de descer encostas ou longos declives
Reduza a velocidade e engrene velocidades mais baixas. Contudo, não faça reduções súbitas.
Funcionamento do pedal do travão
Não mantenha o pedal do travão pressionado muitas vezes ou por longos períodos de tempo. Tal poderá resultar em sobreaquecimento ou reduzir os efeitos de travagem.