Introdução ao tema
Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:
Dependendo do equipamento é possível ligar/desligar a ignição e de ligar/desligar o motor com o chave na ignição ou o botão de arranque
ATENÇÃO
|
CUIDADO
Aviso Não deixar o motor aquecer parado. Por isso, começar a andar imediatamente após o arranque do motor. Com isso o motor atinge a sua temperatura de funcionamento mais rapidamente.
Imobilizador eletrônico e bloqueio da direção
O imobilizador eletrónico (a seguir denominado apenas imobilizador) e o bloqueio da direção dificultam uma possível tentativa de roubo ou uma utilização não autorizada do veículo.
Imobilizador
O imobilizador permite o arranque do motor exclusivamente com a utilização da chave original do veículo.
Mau funcionamento do imobilizador
Em caso de uma falha nos componentes do imobilizador na chave, não é possível arrancar o motor. No visor do painel de instrumentos aparece uma mensagem sobre o fato de que o imobilizador está ativo.
Utilizar para o arranque a outra chave do veículo, se necessário, pedir ajuda de uma oficina especializada.
Bloqueio da direção - bloquear
Se a porta do condutor for aberta em primeiro e então a ignição desligada, a direção só é bloqueada automaticamente depois do trancar do veículo.
Bloqueio da direção - desbloquear
Se isso não for possível, mover o volante ligeiramente para trás e para a frente e desbloquear assim o bloqueio de direção.
ATENÇÃO
Nunca deixe o veículo andar com o bloqueio da direção trancada - Existe perigo de acidente! |
Ligar/desligar a ignição
Fig. 251 Posições da chave do veículo no canhão de ignição/botão de
arranque
Posições da chave do veículo no canhão de ignição Fig. 251 - A
Ligar/desligar a ignição nos veículos com botão de arranque
Nos veículos com caixa de velocidades manual, não pode carregar no pedal da embraiagem ao ligar/desligar a ignição, caso contrário, é efetuado um processo de arranque.
Nos veículos com caixa de velocidades automática não pode carregar no pedal do travão ao ligar/desligar a ignição, caso contrário, é efetuado um processo de arranque.
Ligar/desligar o motor
Antes de ligar o motor
Arranque do motor
Se o motor não pegar dentro de 10 segundos, rodar a chave para a posição 1.
Repetir o processo de arranque depois de 30 segundos.
Em veículos com motores a gasóleo acendem-se no processo de arranque, a luz de controlo de pré-aquecimento . Depois de a luz de controlo apagar o motor arranca.
Desligar o motor
Nos veículos com caixa de velocidades automática, a chave só poderá ser retirada se a alavanca seletora se encontrar na posição P.
Se o motor tiver sido fortemente solicitado e durante muito tempo, não deve desligá-lo imediatamente no final da viagem. Deve deixá-lo a trabalhar ao ralenti ainda durante cerca de 1 minuto. Deste modo, evita uma acumulação de calor do motor desligado.
Desligamento de emergência do motor em veículos com botão de arranque
O sistema está equipado com um dispositivo de proteção contra a paragem involuntária, no modo de condução o motor só pode ser desligado em caso de emergência.
Após a paragem de emergência do motor, o bloqueio da direção permanecerá desbloqueada.
CUIDADO Quando a temperatura exterior for abaixo de -10 C, a alavanca seletora deve estar sempre no modo P ao ligar um veículo com caixa de velocidades automática.
Aviso
Problemas com o arranque do motor - veículos com botão de arranque
Fig. 252
Arranque do motor - manter a chave no botão
Se o arranque do motor não for possível e aparece no visor do painel de instrumentos uma mensagem que a chave não pôde ser detetada pelo sistema ou existe uma falha do sistema, então deve tentar ligar o motor como se segue.
Se o motor não arrancar, então deve ser solicitada a ajuda de uma oficina especializada.
CUIDADO
É provável que a chave não pode ser detetada pelo sistema quando a pilha da chave estiver quase descarregada ou se existe uma falha de sinal (forte campo eletromagnético) ou o sinal está blindado (por exemplo, numa mala de alumínio).