Inspeção do Nível do Líquido de Arrefecimento
AVISO
Não utilize fósforos nem faça chamas no compartimento do motor. NÃO ADICIONE LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO QUANDO O MOTOR ESTIVER QUENTE:
Um motor quente é perigoso. Se um motor tiver estado ligado durante algum tempo, as peças no compartimento do motor poderão estar muito quentes. Poderá queimar-se.
Inspecione cuidadosamente o nível do reservatório do líquido de arrefecimento do motor, sem abrir o mesmo.
Estacione o veículo num local seguro, de seguida desligue a ignição e verifique se a ventoinha de arrefecimento não está a funcionar antes de tentar trabalhar junto à mesma:
É perigoso trabalhar junto à ventoinha de arrefecimento quando se encontra em funcionamento. A ventoinha de arrefecimento pode continuar a funcionar indefinidamente mesmo com o motor desligado, desde que a temperatura do compartimento do motor seja elevada.
Poderá ser atingido pela ventoinha e ferir-se gravemente.
Não retire as tampas do sistema de arrefecimento quando o motor e o radiador estão quentes:
Quando o motor e o radiador estão quentes, o líquido de arrefecimento e vapor quentes podem sair repentinamente sob grande pressão e causar graves ferimentos.
NOTA
A substituição do líquido de arrefecimento do motor deve ser efetuada por um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
Inspecione a proteção anticongelante e o nível do líquido de arrefecimento no reservatório pelo menos uma vez por ano -no início do inverno-e antes de viajar para locais onde a temperatura possa diminuir para valores inferiores ao ponto de congelação.
Inspecione a condição e as ligações de todo o sistema de arrefecimento e os tubos do aquecedor.
Substitua qualquer tubo que esteja inchado ou danificado.
O radiador deverá estar totalmente cheio de líquido de arrefecimento, enquanto no reservatório de líquido de arrefecimento, o nível deve encontrar-se entre as marcas F e L com o motor frio.
Se estiver próximo ou ao nível da marca L, acrescente líquido de arrefecimento suficiente ao reservatório para assegurar a proteção contra o congelamento, corrosão e para repor o nível em F.
Aperte corretamente a tampa após abastecer o reservatório de líquido de arrefecimento.
CUIDADO
- O líquido de arrefecimento danifica a pintura.
Enxague rapidamente se ocorrerem salpicos.
- Utilize apenas água (desmineralizada) na mistura de líquido de arrefecimento. Água que contenha minerais diminui a eficácia do líquido de arrefecimento.
- Não adicione apenas água. Adicione sempre uma mistura apropriada de líquido de arrefecimento.
- O motor possui peças em alumínio e deve ser protegido por um líquido de arrefecimento de base etilenoglicol para evitar a corrosão e o congelamento.
- NÃO UTILIZE líquido de arrefecimento contendo álcool, metanol, borato ou silicato.
Estes líquidos de arrefecimento poderão danificar o sistema de arrefecimento.
- NÃO MISTURE álcool ou metanol com o líquido de arrefecimento. Pode danificar o sistema de arrefecimento.
- Não utilize uma solução que contenha mais de 60% de anticongelante.
Poderá reduzir a eficiência.
- Se a marca "FL22" for indicada na tampa do sistema de arrefecimento ou junto à mesma, é recomendada a utilização de FL22 quando substituir o líquido de arrefecimento. Utilizar um líquido de arrefecimento do motor diferente de FL-22 pode provocar graves danos no motor e sistema de arrefecimento.
Se o reservatório do líquido de arrefecimento estiver vazio ou se for necessário adicionar frequentemente um novo líquido de arrefecimento, consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
Óleo dos Travões/ Embraiagem
Inspeção do Nível do Óleo dos Travões/Embraiagem
AVISO
Se o nível do óleo dos travões/ embraiagem for baixo, solicite a inspeção dos travões:
Níveis baixos de óleo dos travões e da embraiagem podem ser perigosos.
Um nível baixo pode indicar desgaste das guarnições dos travões ou uma fuga no sistema de travagem o que poderá provocar a falha dos travões e a ocorrência de um acidente.
Os travões e a embraiagem utilizam óleo do mesmo reservatório.
Inspecione o nível do óleo no reservatório regularmente. Deverá ser mantido entre as linhas MÁX e MIN.
O nível diminui normalmente à medida que aumenta a quilometragem total do veículo ou em situações associadas com o desgaste do revestimento dos travões e da embraiagem. No caso de se encontrar excessivamente baixo, o sistema de travões/embraiagem deverá ser inspecionado por um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
Modelo com volante à esquerda
Modelo com volante à direita
Líquido de Lavagem dos Vidros e dos Faróis
Inspeção do Nível do Líquido de Lavagem
AVISO
Utilize apenas líquido de lavagem do para-brisas ou água no reservatório:
É perigoso utilizar anticongelante do radiador como líquido de lavagem. Se for espalhado no para-brisas, poderá sujá-lo, afetar a sua visibilidade podendo resultar num acidente.
Inspecione o nível do líquido de lavagem no reservatório; adicione líquido de lavagem, se necessário.
Utilize água normal se não tiver disponível líquido de lavagem.
Em climas frios utilize apenas líquido de lavagem para evitar o seu congelamento.
NOTA
O líquido de lavagem para o para-brisas e para o vidro traseiro é fornecido a partir do mesmo reservatório.
Lubrificação da Carroçaria
Todos os componentes móveis da carroçaria, tais como as dobradiças das portas, do capot e trincos, devem ser lubrificadas cada vez que o óleo do motor for substituído. Utilize um lubrificante anticongelante nos trincos em climas frios.
Certifique-se de que o trinco secundário do capot evita a sua abertura quando o trinco principal é libertado.