i-ELOOP*
O i-ELOOP é um sistema de travagem regenerativa. Quando pressiona o pedal dos travões ou trava com o motor, a energia cinética que ocorre é convertida em energia elétrica, pelo gerador de energia, e a energia elétrica convertida é armazenada na bateria recarregável (condensador e bateria). A eletricidade armazenada é utilizada como energia para carregar a bateria e os dispositivos elétricos do veículo.
- Um alternador de tensão variável está incorporado no gerador de energia, que converte a energia cinética em eletricidade e pode gerar eletricidade de modo eficiente, de acordo com as condições do veículo.
- É utilizado um condensador para armazenar instantaneamente grandes quantidades de eletricidade, que podem ser utilizadas rapidamente.
- Está incorporado um conversor DC-DC que baixa a tensão elétrica para um nível utilizável pelos dispositivos elétricos do veículo.
*Alguns modelos.
CUIDADO
As seguintes peças estão sujeitas a uma elevada corrente, portanto não toque nas mesmas.
- Alternador de tensão variável - Conversor DC-DC - Condensador
NOTA
- Pode ocorrer uma diferença na economia de combustível, dependendo da forma como os dispositivos elétricos do veículo forem utilizados.
- Se for necessário remover o condensador, consulte sempre um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
Para mais informações, visite o seguinte URL.
http://www.mazda.com/csr/environment/recycling
Ecrã de controlo de estado do i-ELOOP
O condutor é informado sobre o estado de geração de energia do i-ELOOP e condições do veículo através do ecrã de controlo do estado.
O estado de geração de energia i-ELOOP é visualizado no ecrã central.
Consulte Ecrã de Controlo de Estado.
Ecrã de Carga i-ELOOP
Se o motor for ligado após o veículo não ter sido conduzido durante um longo período de tempo, pode ser indicada no ecrã a mensagem "i-ELOOP a carregar".
Deixe o motor a trabalhar ao ralenti e espere até que a mensagem desapareça.
NOTA
Se o veículo for conduzido enquanto a mensagem for visualizada, será emitido um sinal sonoro.
Se rodar o volante enquanto a mensagem é visualizada, este parecerá mais pesado do que o normal, mas não se trata de uma avaria. Pare o veículo, num local seguro, com o motor a trabalhar e não tente rodar o volante. A operação da direção voltará ao normal depois da mensagem desaparecer.