ATENÇÃO
|
Catalisador de três vias
O catalisador de três vias é um dispositivo de controle de emissões instalado no sistema de escape. Os gases de escape no catalisador de três vias são queimados a altas temperaturas para a redução de poluentes.
ATENÇÃO
|
CUIDADO
|
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA PRESSÃO DOS PNEUS (TPMS) (se equipado)
Cada pneu deve ser verificado mensalmente quando estiver frio e calibrados de acordo com a pressão de ar recomendada pelo fabricante do veículo indicada na placa de avisos do veículo, ou etiqueta da pressão de ar dos pneus. (Se o veículo possuir pneus de diferentes tamanhos em relação ao tamanho indicado na placa de avisos do veículo ou etiqueta da pressão de ar do pneu, você deve determinar a pressão correta de ar para estes pneus).
Como uma característica de segurança adicionada, seu veículo foi equipado com o sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), que acende um indicador de baixa pressão de ar dos pneus quando um ou mais dos pneus estiverem significativamente com pouco ar. Assim, quando o indicador de baixa pressão dos pneus acender, você deve estacionar e verificar os pneus o mais rápido possível, e calibrar na pressão adequada.
Conduzir com os pneus significativamente com baixa pressão causa ao pneu o superaquecimento e pode levar ao rompimento do pneu. A baixa pressão aumenta o consumo de combustível e reduz a vida da banda de rodagem do pneu e pode afetar a capacidade de frenagem e estabilidade do veículo.
Observe que o TPMS não é substituto para uma manutenção adequada do pneu, e isto é uma responsabilidade do motorista para manter a pressão correta do pneu, mesmo se a pressão não tenha atingido o nível para acender o indicador de baixa pressão dos pneus do TPMS.
Seu veículo também foi equipado com um indicador de falha do TPMS para indicar quando o sistema não está operando corretamente. O indicador de falha do TPMS está combinado com o indicador de baixa pressão do pneu. Quando o sistema detectar uma falha, o indicador irá piscar por aproximadamente um minuto e depois permanecer aceso continuamente.
Esta sequência irá continuar nas partidas subsequentes do veículo desde que a falha exista. Quando o indicador de falha estiver aceso, o sistema poderá não ser capaz de detectar ou sinalizar a pressão baixa do pneu como pretendido.
As falhas do TPMS podem ocorrer por várias razões, incluindo a instalação de pneus ou rodas, substitutos ou alternativos no veículo que evitam o funcionamento adequado do TPMS.
Sempre verifique o indicador de falha TPMS após a substituição de um ou mais pneus ou rodas no seu veículo para garantir que os pneus ou rodas, substitutos ou alternativos permitam que o TPMS funcione corretamente.
Informações adicionais:
Após o pneu ser calibrado na pressão recomendada, o veículo deve ser conduzido em velocidade acima de 25 km/h para acionar o TPMS e apagar a luz de advertência de baixa pressão dos pneus. Utilize um calibrador de pressão de pneus para verificar a pressão dos pneus.
A advertência “Tire Pressure Low - Add Air” se apaga quando a luz de advertência de baixa pressão dos pneus se apaga.
A baixa temperatura externa pode diminuir a temperatura do ar dentro do pneu, o que pode causar a baixa pressão de ar no pneu. Isto pode ocasionar o acendimento de luz de advertência de baixa pressão do pneu. Se a luz de advertência se acender em baixa temperatura ambiente, verifique a pressão nos quatro pneus.
Para informações adicionais, consulte “Luz de advertência de baixa pressão dos pneus” na seção “Instrumentos e controles”, “Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)” na seção “Em caso de emergência” e “Pressão dos pneus” na seção “Manutenção e faça você mesmo".
ATENÇÃO
|
ATENÇÃO
|
CUIDADO
|
Alguns dispositivos e transmissores podem temporariamente interferir com a operação do TPMS e causar o acendimento da luz de advertência de baixa pressão do pneu.
Alguns exemplos são:
TPMS com alerta de calibração dos pneus
Ao calibrar um pneu com baixa pressão o alerta de calibração dos pneus fornece sinais visuais e sonoros para ajudar a calibrar os pneus com a pressão dos pneus recomendada a FRIO.
Posicionamento do veículo:
Não dê partida ao motor.
Operação:
Para corrigir a pressão, pressione o centro da haste da válvula no pneu brevemente para liberar a pressão.
Quando a pressão alcançar a pressão designada, a buzina soa uma vez.
Se o Alerta de Calibração dos Pneus não está funcionando, use um medidor de pressão de pneu.