O seu Mazda está equipado com os seguintes tipos de airbags. Os airbags são concebidos para funcionar juntamente com os cintos de segurança de modo a ajudar a reduzir possíveis ferimentos, durante um acidente.
Os airbags foram concebidos para fornecer uma maior proteção aos passageiros, adicionalmente à funcionalidade dos cintos de segurança. Utilize corretamente os cintos de segurança.
Pré-tensores dos Cintos de Segurança Dianteiros
Os pré-tensores dos cintos de segurança dianteiros foram concebidos para disparar em casos de colisão frontal e parcialmente frontal com impacto moderado ou severo.
Adicionalmente, durante uma colisão lateral, o pré-tensor opera no lado onde o veículo sofreu o impacto. Os pré-tensores operam de modo diferente consoante o tipo de airbag equipado. Para mais informações sobre o funcionamento dos pré-tensores dos cintos de segurança, consulte Critério de Acionamento dos Airbags SRS.
Airbag do Condutor
O airbag do condutor encontra-se alojado no volante.
Quando os sensores de impacto detetarem uma colisão frontal com impacto superior a moderado, o airbag do condutor insufla rapidamente ajudando a reduzir possíveis ferimentos na cabeça ou no peito do condutor causados pelo impacto direto no volante.
Para mais informações sobre o disparo do airbag, consulte "Critério de Acionamento dos Airbags SRS".
Airbag do passageiro dianteiro
O airbag do passageiro dianteiro está alojado no tablier em frente ao banco do passageiro dianteiro.
O mecanismo de insuflação do airbag do passageiro dianteiro é idêntico ao do airbag do condutor.
Para mais informações sobre o disparo do airbag, consulte "Critério de Acionamento dos Airbags SRS" .
Airbags Laterais
Os airbags laterais estão alojados no lado exterior das costas dos bancos dianteiros.
Quando os sensores de impacto dos airbags detetam uma colisão lateral com impacto superior a moderado, o sistema insufla o airbag lateral apenas do lado onde o veículo sofreu a colisão. O airbag lateral insufla rapidamente para reduzir os possíveis ferimentos no peito do condutor ou do passageiro dianteiro provocados pelo impacto direto de peças tais como uma porta ou um vidro.
Para mais informações sobre o disparo do airbag, consulte "Critério de Acionamento dos Airbags SRS".
Airbags de Cortina
Os airbags de cortina estão alojados nos pilares dos vidros dianteiros e traseiros assim como ao longo da extremidade do tejadilho em ambos os lados.
Quando os sensores de impacto dos airbags detetam uma colisão lateral com impacto superior a moderado, o sistema insufla o airbag de cortina rapidamente e ajuda a reduzir os possíveis ferimentos, principalmente na cabeça dos passageiros dos bancos laterais traseiros, provocados pelo impacto direto de peças tais como uma porta ou um vidro.
Para mais informações sobre o disparo do airbag, consulte "Critério de Acionamento dos Airbags SRS".
Avisador/Luz Avisadora
As condições de avaria do sistema ou de funcionamento são indicadas por um aviso.
Consulte Luzes Avisadoras/Indicadoras.
Consulte Avisador dos Airbags/Pré-tensores dos Cintos de Segurança dos Bancos Dianteiros.
Critério de Acionamento dos Airbags SRS
Este diagrama indica os sistemas de retenção que serão acionados de acordo com o tipo de colisão.
(As ilustrações representam casos de colisões.)
X: Os airbags foram concebidos para serem acionados em caso de colisão.
*1 (Com Interruptor de Desativação do Airbag do Passageiro Dianteiro) Os airbags dianteiro e lateral assim como o pré-tensor do cinto de segurança do passageiro dianteiro foram concebidos para serem acionados de acordo com o estado do interruptor de desativação do airbag do passageiro dianteiro.
NOTA
Numa colisão parcialmente frontal, os airbags e pré-tensores equipados podem ser acionados consoante a direção, ângulo e intensidade do impacto.
Limitações dos Airbags SRS
Nos casos de colisões severas descritas anteriormente em "Critério de Acionamento dos Airbags", o airbag em causa será acionado. Contudo, em alguns casos de colisões, o equipamento poderá não ser acionado de acordo com o tipo e a intensidade do impacto.
Limitações à deteção de colisão frontal / parcialmente frontal:
As seguintes ilustrações são exemplos de colisões frontais / parcialmente frontais que poderão não ser detetadas como suficientemente severas para acionar os airbags SRS.
Limitações à deteção de colisão lateral:
As seguintes ilustrações são exemplos de colisões laterais que poderão não ser detetadas como suficientemente severas para acionar os airbags SRS.