Há dois sistemas de fixação das cadeiras para criança: pelo cinto de segurança ou pelo sistema ISOFIX.
Fixação pelo cinto de segurança
O cinto de segurança deve ser ajustado para assegurar a sua função, em caso de travagem violenta ou de choque.
Respeite as trajectórias do cinto indicadas pelo fabricante da cadeira para criança.
Verifique sempre se o cinto de segurança está bem fixo. Para isso, puxe-o e estique-o ao máximo, apoiando-se na cadeira para criança.
Verifique se a cadeira está bem apoiada, fazendo-a oscilar da esquerda para a direita e de frente para trás: a cadeira deve manter-se solidamente fixa.
Verifique se a cadeira para criança está alinhada com o banco e se não está encostada ao vidro.
Não utilize uma cadeira para criança se houver perigo do cinto que a prende se soltar: a base da cadeira não deve assentar sobre a lingueta e/ou a caixa de travamento do cinto de segurança.
Antes de instalar uma cadeira para criança ISOFIX que tenha adquirido para um outro veículo, assegurese de que a sua aplicação está autorizada. Consulte a lista dos veículos onde a cadeira pode ser instalada fornecida pelo fabricante do equipamento.
O cinto de segurança nunca deve estar lasso nem torcido.
Nunca faça passar o cinto por baixo do braço, nem por trás das costas.
Verifique se o cinto não está deteriorado.
Se o cinto de segurança não funcionar normalmente, também não poderá proteger a criança. Consulte um representante da marca. Não utilize um banco cujo cinto não esteja em bom estado de funcionamento.
Fixação pelo sistema ISOFIX
As cadeiras para crianças ISOFIX aprovadas são homologadas de acordo com os regulamentos atuais, no caso de se aplicar um dos quatro casos seguintes:
um cinto que se liga ao terceiro anel da cadeira correspondente;
ou um suporte assente sobre o piso do veículo, compatível com a cadeira i-Size aprovada, cujo objetivo é evitar que a cadeira para crianças se desloque em caso de colisão.
Nestes últimos três casos, verifique se a cadeira para crianças pode ser instalada ao consultar a lista dos veículos compatíveis.
Os elementos do sistema montados de origem não devem ser modificados: cintos de segurança, ISOFIX, bancos e respectivas fixações.
Fixação com o sistema ISOFIX (cont.)
Os quatro anéis 1 estão situados entre o encosto e o assento do banco e estão identificados por uma marca na capa de proteção. A capa é empurrada em direção ao interior do banco quando a cadeira para criança é colocada na devida posição.
É utilizado um terceiro anel para prender o cinto superior de algumas cadeiras ISOFIX.
O terceiro anel está situado sob as coberturas 2 ou, consoante o veículo, no encosto dos bancos traseiros 3. Os anéis estão identificados pelo símbolo .
As fixações ISOFIX foram estudadas exclusivamente para serem utilizadas por cadeiras para criança com sistema ISOFIX. Nunca fixe nestes pontos qualquer outro tipo de cadeira para criança, cinto ou outros objectos.
Assegure-se de que nada impede a instalação da cadeira ao nível dos pontos de fixação.
Se o veículo tiver estado envolvido num acidente, mande verificar as fixações ISOFIX e substitua a cadeira para criança.
No caso do anel situado no encosto dos bancos 3, o cinto deverá passar entre o encosto do banco e o tapa-bagagens.
Para tal, extraia o tapa-bagagens (consulte as informações sobre o "Tapa-bagagens" no capítulo 3).
Em todas as situações, prenda o gancho do cinto ao terceiro anel correspondente e coloque o banco do veículo na posição pretendida.
Estique a correia até que o encosto da cadeira para criança fique em contacto com o encosto do banco do veículo.
Assegure-se de que o encosto da cadeira para criança, na posição de frente para a dianteira do veículo, está em contacto com o encosto do banco. Neste caso, por vezes, a cadeira para criança não está totalmente apoiada no banco do veículo.
Fixe imperativamente o cinto da cadeira para criança ao anel correspondente.
Não deve utilizar nenhum outro ponto de fixação.