Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual
O padrão de engrenamento da caixa de velocidades é convencional, conforme indicado.
Pressione o pedal da embraiagem totalmente para efetuar uma passagem de caixa; de seguida liberte-o lentamente.
O seu veículo está equipado com um dispositivo para evitar o engrenamento acidental da marcha-atrás (R). Pressione a alavanca de velocidades para baixo para passar para a posição R.
AVISO
Não trave com o motor de modo brusco em superfícies escorregadias ou a alta velocidade:
É perigoso efetuar reduções de caixa de forma brusca em estradas molhadas, com neve, gelo ou a alta velocidade. A mudança rápida de velocidade dos pneus pode fazer com que derrapem. Tal poderá originar a perda de controlo do veículo ou um acidente.
Quando deixar o veículo estacionado, coloque sempre a alavanca de velocidades na posição 1 ou R e acione o travão de estacionamento:
Caso contrário, o veículo poderá mover-se inesperadamente e causar um acidente.
CUIDADO
- Mantenha o seu pé fora do pedal da embraiagem exceto quando pretender mudar de velocidade. Não utilize também a embraiagem para suster o veículo numa subida. O escorregamento contínuo da embraiagem irá causar o seu desgaste prematuro.
- Não aplique força lateral excessiva na alavanca de velocidades quando passar de 5ª para 4ª velocidade. Caso contrário poderá provocar a seleção não intencional da 2ª velocidade e danificar a caixa de velocidades.
- Certifique-se que o veículo está completamente parado antes de engrenar a marcha-atrás (R). Se engrenar a marcha-atrás (R) enquanto o veículo estiver em movimento, poderá danificar a caixa de velocidades.
NOTA
- Se tiver dificuldades em engrenar a marcha-atrás (R), coloque a alavanca de velocidades em ponto-morto, solte o pedal da embraiagem e tente novamente.
- (Com função i-stop) Se o motor parou devido à perda de velocidade, pode ser novamente ligado pressionando o pedal da embraiagem, durante 3 segundos, aquando da paragem do motor.
O motor não pode ser novamente ligado mesmo com o pedal da embraiagem pressionado, sob as seguintes condições: - A porta do condutor esta aberta.
- O cinto de segurança do condutor não está colocado.
- O pedal da embraiagem não é libertado, por completo, depois do motor parar.
- O pedal da embraiagem é pressionado sem o motor estar parado por completo.
- (Com sistema de sensores de estacionamento) Quando a alavanca das velocidades é colocada na posição R com a ignição ligada, o sistema de sensores de estacionamento é ativado e ouve-se um sinal sonoro.
Indicador de Velocidade Selecionada (GSI)
O Indicador de Velocidade Selecionada (GSI) ajuda-o a obter o consumo ideal de combustível e uma condução suave. Indica a velocidade selecionada, no painel de instrumentos, e avisa também o condutor para mudar para a velocidade mais apropriada de acordo com a condição da condução atual.
Indicação | Condição |
Numérica | É indicada a velocidade selecionada. |
►e numérica | É recomendada a passagem para uma velocidade superior ou inferior indicada. |
CUIDADO
Não se baseie apenas nas recomendações de passagens para velocidades superiores/inferiores pelos indicadores. A condição da condução atual poderá exigir operações de caixa diferentes da indicação. Para evitar o risco de acidentes, as condições da estrada e de tráfego devem ser avaliadas corretamente pelo condutor antes de realizar uma passagem de caixa.
NOTA
O Indicador de Velocidade Selecionada (GSI) desliga quando são realizadas as seguintes operações.
- O veículo está parado.
- A alavanca de velocidades é colocada em ponto-morto.
- O veículo é conduzido em marcha-atrás.
- A embraiagem não é completamente engatada quando o veículo acelera a partir do estado de paragem.
- O pedal da embraiagem permanece pressionado durante pelo menos 2 segundos durante a condução do veículo.