TRANSMISSÃO CONTINUAMENTE VARIÁVEL (CVT)
ATENÇÃO
|
CUIDADO
|
A CVT no seu veículo é controlada eletronicamente para gerar a máxima potência e operação suave.
A CVT pode operar em dois modos diferentes de condução automáticas:
A CVT pode operar em um modo de condução manual:
Siga estes procedimentos para obter o máximo de rendimento do veículo e prazer em dirigir.
NOTA: A potência do motor pode ser automaticamente reduzida para proteger a CVT se a rotação do motor aumentar rapidamente durante a condução em estradas escorregadias e quando for testado em alguns dinamômetros.
Ligando o veículo
A CVT é projetada de forma que o pedal do freio PRECISA ser pressionado antes de mudar a posição da alavanca seletora de marchas da posição P (park) para qualquer outra posição com o botão de partida do motor na posição “ON”.
A alavanca seletora de marchas não pode ser movida da posição P (park) e em qualquer outra posição de condução, se o botão de partida do motor estiver na posição LOCK.
Para mover a alavanca seletora de marchas:
Pressione o botão A enquanto pressiona o
pedal do freio
Pressione o botão A para
trocar
Troque sem pressionar o botão A
Mudança de marchas
Após ligar o motor, pressione completamente o pedal de freio e mova a alavanca seletora de marchas de P (park) para qualquer uma das posições de condução desejada.
ATENÇÃO
Acione o freio de estacionamento com a alavanca seletora de marchas em qualquer posição enquanto o motor não estiver funcionando. Caso estas instruções não sejam observadas, o veículo poderá mover-se inesperadamente ou ficar descontrolado, resultando em ferimentos graves ou danos à propriedade. |
P (park):
CUIDADO
|
Utilize esta posição P (park) quando o veículo estiver estacionado ou ao dar partida ao motor. Certifique-se de que o veículo esteja completamente parado. O pedal do freio deve ser pressionado para mover a alavanca seletora de marchas de N (neutro) ou de qualquer outra posição de condução para P (park). Acione o freio de estacionamento. Ao estacionar em uma ladeira, aplique primeiramente o freio de estacionamento e a seguir, mova a alavanca seletora de marchas para a posição P (park)
R (RÉ):
CUIDADO
|
Use a posição R (Ré) para dar marcha a ré. Certifique-se de que o veículo esteja completamente parado antes de selecionar a posição R (Ré). O pedal de freio deve estar pressionado para mover a alavanca seletora de marchas de P (park), N (Neutro) ou qualquer posição de condução para R (Ré). N (Neutro): Nenhuma marcha à frente ou ré é engatada.
Nesta posição, pode-se dar partida ao motor.
Você poderá mudar para N (Neutro), para dar a partida ao motor que desligou durante a movimentação do veículo. D (Drive): Utilize esta posição para a movimentação normal à frente.
Ds (Drive Sport) (se equipado): Quando a alavanca seletora de marchas for trocada da posição D (drive) para Ds (drive sport), a transmissão entra no modo Ds (drive sport).
Mover a alavanca seletora de marchas para a posição Ds (Drive Sport) permite que você utilize a operação de condução esportiva em uma estrada sinuosa e uma sensação de aceleração e desaceleração suave em uma pista montanhosa, movendo-se em uma redução de marcha automaticamente.
Ao cancelar o modo Ds, retorne a alavanca seletora de marchas para a posição D (drive). A transmissão retorna para o modo de condução normal.
Liberação da trava da alavanca seletora de marchas
Se a carga da bateria estiver baixa ou descarregada, a alavanca seletora de marchas não pode ser movida da posição P (park) mesmo com o pedal de freio pressionado e o botão da alavanca seletora de marchas pressionado.
Será necessário dar partida com bateria auxiliar ou ter sua bateria carregada, consulte “Partida auxiliar” na seção “Em caso de emergência”.
Contate sua concessionária NISSAN ou um serviço de reboque profissional.
Para mover a alavanca seletora de marchas, realize o seguinte procedimento:
Se disponível, uma ferramenta com acabamento de plástico também pode ser usada.
Caso a alavanca seletora de marchas não possa ser movida da posição P (park), verifique a transmissão em uma concessionária NISSAN o mais rápido possível.
ATENÇÃO Caso a alavanca seletora de marchas não possa ser movida da posição P (park) com o motor funcionando e com o pedal do freio pressionado, as luzes de freio podem não funcionar. Luzes de freio defeituosas podem causar acidentes, ferindo você e outras pessoas. |
Modo Sport
Quando o interruptor SPORT for pressionado com a alavanca seletora de marchas na posição D (Drive), a luz no painel de instrumentos se acende. Consulte “Luz indicadora SPORT” na seção “Instrumentos e controles” deste manual.
Utilize o modo SPORT quando for necessário um melhor freio motor.
Para desligar o modo SPORT, pressione o interruptor SPORT novamente. A luz indicadora se apagará.
Redução de marcha na posição D
Para passar ou subir uma ladeira, pressione o pedal do acelerador até o final do seu curso. A transmissão mudará para uma marcha mais baixa, dependendo da velocidade do veículo.
Modo de proteção de temperatura alta do fluido
Esta transmissão tem um modo de proteção de temperatura alta do fluido. Se a temperatura do fluido ficar muito alta (por exemplo, quando subir ladeiras íngremes em altas temperaturas com cargas pesadas, a potência do motor e a velocidade do veículo, sob algumas condições, serão diminuídas automaticamente para reduzir o risco de danos à transmissão. A velocidade do veículo pode ser controlada pelo pedal do acelerador, mas a rotação do motor e velocidade do veículo são limitadas.
Segurança de falha
Caso o veículo seja conduzido sob condições extremas, tais como excessivo deslizamento das rodas e sucessivas frenagens bruscas, o sistema de segurança de falha poderá ser ativado. A luz MIL pode se acender para indicar que o modo de segurança de falha está ativado, consulte "Luz indicadora de falha (MIL)" na seção "Instrumentos e controles".
Isto poderá ocorrer mesmo que todos os circuitos elétricos estejam funcionando adequadamente. Neste caso, coloque o botão de partida do motor na posição OFF e aguarde 10 segundos. A seguir, retorne o botão de partida do motor à posição ON.
O veículo deve retornar à sua condição normal de operação. Caso isto não ocorra, a transmissão do seu veículo deverá ser inspecionada e reparada, se necessário, em uma concessionária NISSAN.
ATENÇÃO
Quando o modo de proteção da temperatura do fluido ou a operação da segurança de falha ocorrer, a velocidade do veículo pode ser gradualmente reduzida. A velocidade reduzida pode ser menor do que o tráfego, na qual pode aumentar o risco de colisão. Desta forma, seja bastante cuidadoso ao dirigir. Se necessário, saia da estrada, busque um local seguro e deixe a transmissão voltar ao funcionamento normal, ou repare-a, se necessário. |
Freio de estacionamento
ATENÇÃO
|