O sistema de Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) foi concebido para auxiliar o condutor na verificação da zona na traseira do veículo, em ambos os lados, enquanto o veículo estiver em marcha-atrás, alertando o condutor para a presença de veículos que se aproximem da traseira do seu veículo.
O sistema de Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) deteta os veículos que se aproximem dos lados direito e esquerdo, enquanto o veículo estiver em marcha-atrás ao sair de um lugar de estacionamento, e notifica o condutor de possível perigo utilizando as luzes indicadoras de aviso e o som de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM).
Funcionamento do Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA)
1. O sistema de Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) opera quando a alavanca das velocidades (caixa de velocidades manual) ou a alavanca das velocidades (caixa de velocidades automática) for deslocada para a posição marcha-atrás (R).
2. Se existir a possibilidade de colisão com um veículo em aproximação, a luzes indicadoras de aviso de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) piscam e o som de aviso é ativado em simultâneo.
A indicação de aviso do Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) na monitorização da traseira também é sincronizada com a luz indicadora de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) nos espelhos retrovisores exteriores.
AVISO
Verifique sempre a área circundante visualmente antes de colocar o veículo em marcha-atrás:
O sistema foi concebido apenas para auxiliá-lo na verificação da existência de veículos na sua traseira quando colocar o veículo em marcha-atrás. Devido a algumas limitações no funcionamento deste sistema, as luzes indicadoras de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) poderão não piscar ou poderão ser atrasadas, mesmo que outro veículo esteja atrás do seu veículo. Verifique sempre a traseira.
NOTA
- Nos seguintes casos, a Luz Indicadora BSM OFF liga e o funcionamento do sistema para. Se a Luz Indicadora BSM OFF ficar ligada, solicite a inspeção do seu veículo num Concessionário Autorizado Mazda o mais rápido possível.
- Ocorreu um problema com o sistema, incluindo as luzes indicadoras de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM).
- Ocorreu um grande desvio na posição de instalação de um sensor de radar (traseiro) no veículo.
- Existe uma grande acumulação de neve ou gelo no para-choques traseiro junto a um sensor de radar (traseiro).
- Condução em estradas cobertas de neve durante longos períodos de tempo.
- A temperatura junto dos sensores de radar torna-se extremamente quente devido à condução por longos períodos de tempo em zonas inclinadas durante o verão.
- A tensão da bateria diminuiu.
- Nas seguintes condições, os sensores de radar (traseiros) não conseguem detetar objetos ou pode ser difícil detetá-los.
- A velocidade do veículo em marcha-atrás é igual ou superior a 15 km/h.
- A área de deteção do sensor de radar (traseiro) está obstruída por um muro próximo ou um veículo estacionado. (Coloque o veículo em marcha-atrás para uma posição em que a área de deteção do sensor de radar já não esteja obstruída.)
- Um veículo aproxima-se diretamente da traseira do seu veículo.
- O veículo está parado num plano inclinado.
- Diretamente após o sistema de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) ficar operacional.
- Nos seguintes casos, pode ser difícil visualizar a iluminação/intermitência das luzes indicadoras de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) equipadas nos espelhos retrovisores exteriores.
- Aderência de neve ou gelo aos espelhos retrovisores exteriores.
- O vidro da porta dianteira está embaciado ou coberto com neve, geada ou sujidade.
- Desligue o sistema de Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) quando puxar um atrelado ou quando um acessório, tal como um porta-bicicletas, estiver instalado na traseira do veículo. Caso contrário, as ondas de rádio emitidas pelo radar serão bloqueadas fazendo com que o sistema não funcione normalmente.